Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Google Talk e Twitter ficam fora do ar e afetam internautas em todo o mundo

Da Redação

O Twitter ficou fora do ar e com lentidão durante várias horas nesta quinta-feira em todo o mundo. O problema afetou internautas de todos os continentes, no mesmo dia em que o Google Talk, serviço de troca de mensagens do Google, deixou de funcionar por quatro horas.

Twitter busca profissionais para atuar no Brasil
Triplista grega faz comentário racista no Twitter e é cortada dos Jogos
Obama é o mais popular entre chefes de Estado no Twitter, diz estudo

Em uma mensagem em sua página de status, localizada fora do serviço de microblog, o Twitter publicou uma mensagem padrão: "Usuários podem estar enfrentando problemas para acessar o Twitter. Nossos engenheiros estão trabalhando para resolver o problema". A empresa não informou se estava sofrendo algum tipo de ataque ou se uma elevação de tráfego devido à Olimpíada de Londres tinha alguma relação com a queda.

Sem acesso ao microblog, internautas recorreram ao Facebook para reclamar do problema e para buscar informações.

Os problemas desta quinta-feira acontecem no fim de um mês no qual o Twitter apresentou instabilidade e ficou fora do ar durante várias horas, despertando temores de que os problemas que marcaram a rede em seus primeiros anos estejam de volta. Durante seus anos iniciais, o Twitter tinha tantos problemas que tornou famosa a "baleia" que aparecia na tela nos momentos em que o carregamento de atualizações estava indisponível.

Mais recentemente, a baleia foi aposentada, à medida em que o Twiiter anunciava investimentos pesados em infraestrutura.

Google Talk

Também nesta quinta, horas antes do problema com o Twitter, internautas ficaram sem acesso ao Google Talk, o sistema de mensagens instantâneas do Google, que pode ser usado dentro do Gmail, Google Plus, ou em um programa independente.

O Google Talk ficou fora do ar durante quatro horas, período no qual o serviço de Hangout, que permite fazer chamadas de vídeo com várias pessoas, também ficou inacessível.

Ironicamente, o Google usou o Twitter para informar seus usuários sobre os problemas no Google Talk e anunciou no microblog o retorno dos serviços, minutos antes da queda do próprio Twitter.
Imprimir