Imprimir

Notícias / eleições 2012

Mauro Mendes lidera espontânea, mas metade ainda está indecisa

Da Redação – Jonas da Silva

Quase metade do eleitorado cuiabano ainda não definiu seu voto para prefeito de Cuiabá. Mesmo assim, o empresário Mauro Mendes, candidato do PSB, é líder da pesquisa espontânea do instituto Access Brasil, realizada de 6 a 10 de agosto em bairros de Cuiabá, em parceria com o Olhar Direto.

Mendes tem 17,79% das intenções de voto da amostra quando os entrevistados perguntaram livremente “se a eleição para prefeito de Cuiabá fosse hoje, em quem você votaria?”. A seguir, vem em disputa acirrada os candidatos Guilherme Maluf (PSDB), com 7,94%; Carlos Brito (PSD) 6,07% e Lúdio Cabral (PT) 5,21%; Procurador Mauro (PSOL) 2,71% e Adolfo Grassi (PPL) 1,27%. Nenhum e nulo correspondem a 9,20%. Não sabe ou indeciso soma 49,8%.

Mauro Mendes lidera com 27,5% de vantagem sobre segundo colocado

Na modalidade estimulada, Mauro Mendes (PSB) está na frente da intenção de voto, com 41%; seguido de Guilherme Maluf (PSDB) com 13,5%. Lúdio Cabral (PT) em terceiro com 8,5% e Carlos Brito (PSD) com 8,3% da preferência do eleitorado estão tecnicamente empatados. Posteriormente seguem-se Procurador Mauro (PSOL) com 5% e Adolfo Grassi (PPL) com 1%.

A modalidade espontânea se caracteriza pela não apresentação de nomes para escolha do eleitorado. Ao contrário do modelo estimulado, onde são apresentados nomes para os eleitores escolherem.

Pesquisa

A pesquisa do instituto foi registrada sob o número TSE-MT 00102/2012, como determina a Justiça Eleitoral e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. O que na prática significa que se forem feitas 100 pesquisas no mesmo local da amostra, 96% apresentarão resultado de confiança equivalente ao levantado.

Foram feitas 800 entrevistas a eleitores coordenadas pelo cientista político e economista Jeverson Missias de Oliveira. A pesquisa é do tipo survey, distribuída entre 93 bairros representativos do eleitorado distribuídos em seis regiões da cidade, segundo base de dados do IBGE e cadastro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O levantamento foi feito de forma quantitativa, com realização de entrevistas pessoais, com aplicação de questionário estruturado e padronizado junto à amostra da população.
Imprimir