Imprimir

Notícias / eleições 2012

Mauro Mendes cai sete pontos e eleição caminha para segundo turno

Da Redação - Lucas Bólico

Nova rodada da pesquisa Access Brasil, na modalidade estimulada, revela que a eleição para prefeito em Cuiabá pode ser decidida apenas no segundo turno por causa da queda de mais de sete pontos percentuais do candidato a prefeito do PSB, Mauro Mendes, e da ascenção do candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, vereador Lúdio Cabral.

Outro fato interessante na estimulada do instituto Acess é o número de indecisos, que subiu de 10,34% para 18,82%. Já o percentual dos eleitores que se declaravam propensos a votar branco ou nulo caiu de 9,40% para 6,69%.

Maluf se mantém em segundo, mas Lúdio diminui vantagem
OD publica nova rodada de pesquisa de intenção de votos para Cuiabá
Pesquisa aponta queda de indecisos e migração dos votos de Carlos Brito

O empresário Mauro Mendes (PSB) segue na dianteira, mas teve uma queda de 7,14 pontos percentuais, ou seja, acima da margem de erro de 4%. No último levantamento, o peessebista somava a preferência de 42,82% do eleitorado cuiabano. Nesta pesquisa, Mendes soma 35,68%.

Lúdio Cabral tinha 14,23% das intenções de voto no último levantamento e agora assume a segunda posição com 17,77%. O tucano Guilherme Maluf caiu de 17,19% para 14,77%. Carlos Brito (PSD) segue em quarto lugar na disputa, com leve queda de 4,06% para 3,79%, dentro da margem de erro.

Lúdio foi o único entre os quatro melhores colocados na disputa a apresentar uma ascensão nas intenções de voto e ultrapassando o candidato a prefeito do PSDB, deputado estadual Guilherme Maluf.

Além de Cabral, apenas o candidato do PSOL, procurador Mauro, apresentou ascensão, mas dentro da margem de erro e passou de 1,74% para 2,35%. Adolfo Grassi (PPL) passou de 0,40% para 0,13%.

Leitura política

De acordo com o cientista político da Access Brasil, Jeverson Missias, a eleição caminha para o segundo turno. “A queda de Mauro Mendes já era esperada. O seu alto índice de aceitação, mostrado nas primeiras rodadas, ainda era reflexo da massificação de seu nome nas recentes campanhas de 2008 e 2010”, afirma Missias.

“Após o início do horário eleitoral, com as propostas dos outros candidatos sendo levadas à população, houve uma retração de parte do eleitorado que antes declinava o voto para esse candidato [Mauro Mendes], mas aumentando assim o percentual de indecisos. Pode se dizer que houve uma migração de seus votos para essa categoria”, completa o cientista político.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de setembro e foram apresentadas questões quali-quantitativas aos eleitores. O painel desta rodada contou com 800 entrevistas. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número TSE MT-00216/2012. A margem de erro é de 4%.


Atualizada às 13h01
Imprimir