Imprimir

Notícias / eleições 2012

Presidente do Sindpetróleo sai em defesa de Mauro Mendes e coloca 'em xeque' idoneidade de Eder

Da Redação - Laura Petraglia

O empresário e presidente do Sindipetroleo, Aldo Locatelli, resolveu tomar as dores do candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSD), e partiu pro ataque ao ex-secretário extraordinário da Copa de 2014, Eder Moraes.

Num artigo enviado à imprensa nesta terça-feira (11), Locatelli diz que Eder perdeu o senso do ridículo, questiona a honestidade de Moraes e o desafia a mostrar seu patrimônio.

“Então por que ele também não apresenta seu patrimônio construído em Mato Grosso? Eu tenho a resposta. É porque ele tem muito a esconder. Não por acaso ele mantém em sigilo seu patrimônio espalhado pelo Brasil afora. Tanto que não aceitou liberar a quebra de sigilo bancário e telefônico à Justiça. Se ele é honesto, porque não o fez?”, cita em trecho do artigo.

Leia o artigo na íntegra:

O senhor Eder Moraes parece ser aquele que, como ele mesmo disse, está com os cabelos cheios de poeira por ter visitado bairros de Cuiabá? Quem é este homem que deseja desesperadamente vestir uma roupagem de popular ao custo de atacar um forte candidato à prefeitura de Cuiabá? Se ele deseja emergir seu nome como porta-voz do candidato do PT, por que não vem a público defender as propostas do seu candidato? Esta artimanha política de atacar adversários sem embasamentos é muito ultrapassada.

Ele perdeu o senso do ridículo. E esta imagem de descontrolado se fortalece cada vez mais ao atacar pessoas que construíram uma vida e muitos empregos. Falando por mim, são mais de mil funcionários só em Mato Grosso.
Insinuar que eu estou em Mato Grosso para sugar este Estado, em que eu moro e no qual meus filhos nasceram (antes mesmo da divisão) e construíram suas famílias, realmente é um argumento de um pobre de espírito. Então por que ele também não apresenta seu patrimônio construído em Mato Grosso? Eu tenho a resposta. É porque ele tem muito a esconder. Não por acaso ele mantém em sigilo seu patrimônio espalhado pelo Brasil afora. Tanto que não aceitou liberar a quebra de sigilo bancário e telefônico à Justiça. Se ele é honesto, porque não o fez?

Não é que não possa fazer ataques. Estamos numa democracia. Mas para tudo há um limite e o do senhor Eder Moraes deveria ter terminado quando o nome dele foi envolvido em suspeitas de vários episódios “milionários” relacionados ao dinheiro público tais quais vou citar. Que tal ele explicar, por exemplo, a dupla função enquanto assumia um cargo na MT Fomento; o derrame de precatórios; o caro relógio da antiga Agecopa; a compra das Land Rovers e tantos outros? A população parece já ter percebido: as declarações deste homem são evasivas. Basta observar os comentários nos sites de notícias.

Também gostaria muito que o senhor Eder Moraes, que vem atacando pessoas de bem, dissesse quem do segmento de combustíveis faz lobby contra o VLT e que ele apresente provas. Quem são estas pessoas? Que tipo de lobby elas fazem? O que ganhariam com isto? Eu Aldo Locatelli, sou contra o VLT pelo seu alto custo, pois acredito que parte dos recursos poderiam ser direcionados à saúde, educação e segurança. Nunca escondi isto. É sabido que só terão os benefícios do VLT os que estão morando nas proximidades das Avenidas do CPA e Fernando Corrêa. Os outros moradores deverão pegar ônibus e depois o VLT. Outros terão que pegar ônibus, VLT e ônibus novamente. Além disso, onde passará o BRT, passa ambulância, polícia e até táxi com passageiros. Isto acontece em São Paulo e Curitiba.

Mas o senhor Eder se vê num altar. A campanha para ele é realmente um cavalo que passa arriado. É a chance de ele recuperar a imagem (falsa) que construiu de homem forte do governo e manter seu patrimônio (um dos seus imóveis inclusive serve hoje de comitê do PT) em ascendência. E o homem é ousado em seus desejos mais loucos. Sonhou até em ganhar uma cadeira no Pleno do Tribunal de Contas. Aliás, estas suspeitas foram o estopim para que o atual governo enfrentasse este perfil nada confiável e o tirasse da Presidência da Secopa. Agora está aliado ao PT e o PMDB. Analisando estes cenários, Eder não pode falar de incoerências.

Eu não tenho nenhum medo de responder as acusações e insinuações evasivas deste homem porque não tenho o que temer. Minhas empresas têm um passado e um presente limpo. Pago meus impostos e não vivo ao custo de sugar os cofres públicos.

Eder sempre se contradiz. Esteve à frente da Secretaria de Fazenda e da Casa Civil. Se o Mauro fez seu patrimônio crescer através dos incentivos fiscais, então ele não deveria ter sido primeiro a monitorar isto e cortar os benefícios? Ele já não convence, assim como não convence que não é prepotente ao dizer que está preparado para ser até governador. É uma ótima piada. Mas o certo disto é que se ele assumir candidatura vai ficar ainda mais fácil para os seus adversários.

O mais estranho que ele deixou o cargo público e saiu atirando contra o governo fazendo ameaças veladas. Mas agora ele retorna aos braços do PMDB e o PT. No passado ele subiu no palanque de Mauro Mendes dizendo que o empresário era a solução para Mato Grosso e agora o ataca. Muito estranho. Ainda bem que ele não faz mais campanha para o Mauro, pois eu não fico no mesmo palanque que o Eder.

O que eu, Aldo Locatelli, presidente de um importante sindicato, empresário e pai de família, mais desejo, é um debate público com o senhor Eder Moraes. Assim teria a oportunidade de tirar a máscara deste cidadão para sempre.

Aldo Locatelli é empresário em Cuiabá

Imprimir