Imprimir

Notícias / Política MT

Valtenir e Cidinho apelam ao TRF para evitar despejo em Suiá Missú

De Brasília - Vinícius Tavares

O vice-líder do PSB na Câmara, deputado federal Valtenir Pereira (MT), e o senador Cidinho Santos (PR-MT) pediram ao vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, atenção especial do magistrado ao analisar o caso das famílias da reserva Suiá Missú, no Posto da Mata, em Alto Boa Vista (MT).

A medida cautelar que visa a suspensão da sentença de desocupação de terras indígenas que acarretará na expulsão de cerca de seis mil moradores do povoado foi protocolizada pelo presidente da associação de produtores rurais da área Suiá Missú, Renato Teodoro.

“Vidas estão em jogo. Estamos vendo mães desesperadas com a perda de seus lares constituídos há mais de 30 anos”, alertou o deputado Valtenir ao falar, sensibilizado, sobre a situação das famílias da Gleba. Segundo Valtenir, até sexta-feira, 14 de setembro, o TRF decidirá sobre o caso.

Ontem, o senador Cidinho usou a tribuna do Senado para pedir uma solução pacífica ao governo federal. Ele lembrou que as sete mil famílias estão dispostas a "matar e morrer" para defender a posse de suas terras que são ocupadas por criadores de gado e produtores rurais. 

A bancada federal de Mato Grosso e representantes da Gleba Suiá Missú se reuniram com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para esclarecer questões relacionadas aos impactos econômicos e sociais que ocorrerão caso as famílias sejam obrigadas a deixar a área.
Imprimir