Imprimir

Notícias / eleições 2012

Juíza pune Lúdio e aplica multa de R$ 53 mil por uma propaganda irregular

Da Redação - Jonas da Silva

A juíza eleitoral da 51ª Zona Eleitoral Rita Soraya Tolentino de Barros determinou a retirada de propaganda irregular na TV sobre falta de dados em pesquisa de Lúdio Cabral (PT). O petista recebeu multa de R$ 53,2 mil. É uma das primeiras decisões que envolvem diretamente três candidatos a prefeito em Cuiabá.

A decisão da magistrada foi em representação eleitoral formulada pela coligação do candidato Carlos Brito (PSD) que questionou conteúdo do programa em que a campanha de Lúdio exibiu pesquisa sobre seu crescimento e queda de Mauro Mendes. O tema foi levado ao ar no dia 14 deste mês.

Temer e Lúdio ressaltam "birra" com o alinhamento e queda de Mendes
Lúdio Cabral e Guilherme Maluf deixam explícita briga por espaço e eleitorado nas próximas semanas

“A divulgação da pesquisa não citava fonte, número de registro, quantos eleitores foram entrevistados. Eles não estavam divulgando. Diziam que Lúdio cresceu e Mauro caiu”, argumenta o advogado da coligação de Carlos Brito em entrevista ao Olhar Direto. “Eles estavam induzindo o eleitor a erro. A juíza entendeu que era conduta ilícita e caracterizava propaganda irregular”, completa.

“O representado utilizou ilegalmente de um dos mais eficazes meios de influência na opinião dos eleitores, a pesquisa eleitoral, trazendo assim grande benefício a sua campanha, e consequente prejuízo a campanha dos demais, tudo isso em desacordo com a legislação”, descreve na ação decidida pela juíza na quarta-feira.
Imprimir