Imprimir

Notícias / eleições 2012

Justiça proíbe candidato de usar pesquisa eleitoral em Santo Antônio

Da Redação - Laura Petraglia

O juiz eleitoral da 38ª Zona, Murilo Moura Mesquita, determinou nesta quinta-feira (4) a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa do Instituto QualiDados em Santo Antônio de Leverger.

Pesquisa estimulada Access aponta indefinição em Cuiabá; veja gráfico

Pela pesquisa realizada pela entre os dias 26 e 27 de setembro, o candidato Celso Nogueira (PR) aparece em primeira colocação, com 41,5% das intenções de voto. O postulante estava divulgando esse resultado em Santo Antônio e também em alguns veículos de comunicação de Cuiabá.

Na liminar o juiz também mandou notificar a Rádio Gazeta FM de Cuiabá para que suspenda a divulgação da referida pesquisa, em sua programação normal, e os candidatos da Coligação Leverger é Muito Mais para que não usem mais o material.

A decisão impõe também uma multa diária de R$ 10 mil reais em caso de descumprimento. O juiz determinou também à empresa Juliana Cristina da Rosa Pesquisa ME que coloque à disposição da Justiça o caderno que contém o relatório de pesquisa e o modelo de questionário aplicado para a conferência das informações divulgadas.

Na ação, oriunda da Coligação Nova Leverger Para Todos, a alegação para a suspensão do uso da pesquisa é que ela não atendeu todas as informações obrigatórias no que diz respeito à identificação do nível econômico dos eleitores.
Imprimir