Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Segundo episódio da série 'Brasil Secreto' mostra o Pantanal das Águas

Da Redação - Renê Dióz

O jacaré, a ariranha e a sucuri serão os personagens principais do segundo episódio do documentário em série “Brasil Secreto”, a ser exibido pelo canal da National Geographic (NatGeo) na noite deste sábado (1º) às 22h30 (horário de Brasília). Os animais vão protagonizar as histórias do tema da vez, o Pantanal das Águas, um dos mais peculiares biomas do país, que impõe a seus habitantes aquáticos o desafio de viver em meio a um ciclo de cheias e secas todos os anos.

A série é toda dedicada ao Pantanal, a maior planície alagada (wetland) do mundo. O primeiro episódio, denominado “Pantanal Selvagem”, foi exibido no sábado passado e tratou de animais como onça-pintada e tuiuiú e seus esforços para sobreviver em meio ao alagamento cíclico do local.

As imagens estão sendo captadas pelos profissionais mais apropriados que a National Geographic pôde encontrar. Lawrence Wahba registra vida selvagem desde os anos 90 e tem mais de 400 matérias televisivas do tipo para o NatGeo e o Discovery Channel. Já o naturalista Haroldo Palo Jr atua como fotógrafo e cinegrafista, dedicando-se quase exclusivamente a eternizar as cenas do Pantanal, onde passou 37 semanas com Wahba para produzir a série agora exibida.

A produção é considerada a mais completa série documental de natureza já feita no Brasil e conta com patrocínio do governo do Estado para ser levada a mais de 170 países em quase 40 idiomas. O documentário já foi exibido na National Geographic Europa no início de novembro.

(As informações são da assessoria de imprensa da Secopa)
Imprimir