Imprimir

Notícias / Política MT

Temer tem reunião com ministros e pode evitar despejo em Suiá Missú

De Brasília - Vinícius Tavares

O presidente interino da república Michel Temer (PMDB) recebeu com atenção os apelos da bancada matogrossense para que seja suspensa a desintrusão da gleba Suiá Missú, no Araguaia, onde centenas de famílias estão tentando resistir a ação da Força Nacional de Segurança para desocupar a área.

Cidinho faz apelo a Michel Temer para rever retirada da terra indígena Marãiwatsédé

De acordo com o senador Cidinho Santos (PR-MT), Temer demonstrou preocupação com o conflito envolvedo agricultores e policiais e firmou compromisso de discutir internamente a questão com ministros para evitar derramamento de sangue.

O senador informou que o presidente interino terá reunião nesta quarta-feira (12.12) com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o advogado Geral da União (AGU), Luiz Inácio Adams, para buscar mais informações sobre o caso.

Cidinho levou documentos que comprovam a posse da área que foi foi transformada em reserva Marawiatsede para abrigar índios Xavantes.

"Apresentei a ele o pedido para suspensão da desintrusão que já havia sido feito pelo governador Silval Barbosa. E acredito que ele possa fazer alguma coisa. Afinal é o presidente da república interino. Se ele quiser, ele pode suspender a desintrusão. Estou confiante de que ele (Temer) se sensibilizou com a situação das famílias", analisou o senador.

Também participaram a reunião os senadores Jaime Campos (DEM-MT), Pedro Taques (PDT-MT) e os deputados federais Carlos Bezerra (PMDB-MT), Eliene Lima (PSD-MT), Nilson Leitão (PSDB-MT), Valtenir Pereira (PSB-MT) e o federal João Campos (PSDB-GO).
Imprimir