Imprimir

Notícias / Cidades

Pontes serão fechadas em Barra do Garças às quinze horas desta quarta-feira

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Terminou agora pouco uma reunião entre produtores e a direção do Sindicato Rural de Barra do Garças que confirmou a interdição das pontes Garças e Araguaia, na divisa de Mato Grosso e Goiás, às 15 horas desta quarta-feira (12). A classe ruralista barra-garcense decidiu aderir o movimento em solidariedade as sete mil famílias da gleba Suiá Missu, em Alto Boa Vista, que estão sendo despejadas desde o dia 10.

Produtores fecham BR e bloqueio deve chegar a Barra nesta quarta
Suiá Missú: Motoristas são liberados após ameaça de queimar caminhões


O presidente Rodrigo Ragiotto disse que o bloqueio será por duas horas, das 15 às 17 horas; e quinta-feira das 09 às 11 horas. “Nós queremos mostrar ao país, que a classe produtora de Mato Grosso é contra esse despejo e pede uma suspensão desta ação”, frisou. O sindicalista pediu a compreensão da população sobre o bloqueio das pontes e está divulgando o horário nas rádios e TVs para evitar mais transtornos.

Os produtores já fecharam a BR 158 em Ribeirão Cascalheira, Água Boa e Nova Xavantina. Segundo Ragiotto, exista uma mobilização para as rodovias também sejam bloqueadas em Primavera do Leste e Rondonópolis ainda hoje.  

Em Brasília, o vice-presidente da República, Michel Temer, ficou de conversar com a presidente Dilma sobre o assunto hoje e buscar uma saída para o impasse. Na gleba Suiá, os despejos persistem nas pequenas propriedades.

A área de 160 mil hectares ocupada há trinta anos pelos produtores rurais foi considerada reserva indígena e a Justiça Federal decidiu pela desocupação da área. A Força Nacional e o Exército estão com 200 homens cumprindo o despejo desde segunda-feira. 
Imprimir