Imprimir

Notícias / Cidades

'Fim do mundo' para quem está na Suiá deve acontecer realmente dia 21

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Para os produtores da Suiá Missú, em Alto Boa Vista, que estão sendo despejados da gleba, o fim do mundo literalmente acontece nesta sexta-feira (21). É porque nessa data encerra-se o ano letivo das duas escolas do Posto da Mata e Estrela Araguaia que devem ser ocupadas por tropas da Força Nacional e Exército. 

Os moradores já perderam a esperança de parar a ação de desintrução na gleba que está dentro da reserva xavante Maraiwatsede. Desde o 10 de dezembro os produtores estão sendo retirados da gleba e eles já perderam a esperança de parar a ação de despejo. Segundo radialista Zezinho, da Boa Vista FM, os produtores já estão retirando telhas e tijolos das casas.

A efetivação da reserva Maraiwatsede aconteceu durante o congresso Rio 92 que se discutiu as questões indígenas no país e um decreto de 1998 do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criou a reserva. E a Justiça Federal determinou a desocupação da área no início de 2012.

O radialista informou que no seu programa matinal vários produtores ligaram reclamando que a área oferecida pelo INCRA para acomodar os parceleiros que estavam dentro da Suiá tem a terra seca e cisterna para dar água tiveram que furar 15 metros. “A maioria dos produtores que foram para esse assentamento em Ribeirão Cascalheira já foram carregando porcos, frangos e estão jogados na praça aqui em Alto Boa Vista’, frisou o radialista.

Zezinho afirma que para os produtores ‘o fim do mundo’ está sendo esse despejo porque tira o pouco que essas pessoas conseguiram juntar ao longo de 30 anos. “Eles estão dia 21 porque terminam as aulas e podem entrar nos colégios”, finalizou.
Imprimir