Imprimir

Notícias / Mundo

Região central dos EUA tem previsão de mais tempestades e tornados

G1

Meteorologistas preveem mais tempestades nesta segunda-feira (20) na região central dos EUA, com possibilidade de granizo, chuvas fortes e tornados.

No domingo, houve precipitação de granizo - com pedras de gelo até do tamanho de um punho - na faixa que vai da Geórgia e Minnesota, e um tornado com cerca de 800 metros de diâmetro foi registrado perto de Oklahoma City.

A imprensa disse que um homem morreu e que centenas de imóveis foram danificados ou destruídos em Shawnee, Oklahoma. Mais de uma dúzia de outros tornados foram vistos em Iowa, Oklahoma, Kansas e Illinois, segundo a imprensa e os meteorologistas do governo.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse que novas tempestades são esperadas para a região de Ozarks e para o médio Vale do Mississippi, sendo que o risco é maior no noroeste de Arksansas, sudeste do Kansas, sul do Missouri, a maior parte de Oklahoma e o norte do Texas.

"Uma atmosfera muito úmida irá se tornar novamente instável hoje", disseram os meteorologistas. "Isso, combinado com fortes ventos favoráveis, irá resultar em um risco de alguns fortes tornados, granizo muito grande e ventos perigosos nas tempestades mais intensas".

Por causa das tempestades de domingo, a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, declarou estado de emergência em 16 condados.

Por volta de 18h de domingo (hora local), o Serviço Nacional de Meteorologia divulgou pelo Twitter um alerta excepcionalmente firme sobre as condições do tempo numa cidade vizinha a Oklahoma City.

"Grande tornado a oeste de Pink! Protejam-se IMEDITAMENTE em Pink! NÃO ESPEREM! Você pode ser morto se não estiver no subsolo ou num abrigo antitornados. Completa destruição de bairros, empresas e veículos irá ocorrer. Destroços voadores serão letais para pessoas e animais".

Pat Slattery, porta-voz do Serviço Nacional de Meteorologia na região central dos EUA, disse que o alerta foi parte de um novo sistema de avisos que está sendo testado depois de um violento tornado que matou 158 pessoas em maio de 2011 no Missouri.