Imprimir

Notícias / Cidades

Rede de ensino de Cuiabá deflagra greve por tempo indeterminado

Da Redação - Jardel P. Arruda

A rede municipal de Ensino de Cuiabá deflagrou greve por tempo indeterminado, na tarde desta sexta-feira (16), por considerarem insuficiente a proposta de reajuste salarial de 6,97%, apresentada pelo secretário de Educação, Gilberto Figueiredo. Deixa de funcionar em Cuiabá, a partir da próxima quinta-feira (22), creches e escolas.

Leia também:
Professores em greve fecham a Isaac Povoas e pedem por melhoria na educação
Escolas de todo o Estado param por tempo indeterminado a partir de 2ª por greve de professores

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), a decisão foi tomada por ampla maioria em assembleia geral, realizada na Escola Estadual Liceu Cuiabano. Segundo eles, a proposta da Prefeitura de Cuiabá repõe apenas o valor da inflação, não concedendo nenhum ganho real a categoria.

“Lida a resposta do prefeito ao nosso pleito, que está aí desde julho, visto que nossa data base é em junho, a categoria decidiu pela greve por tempo indeterminado. A prefeitura alegou insuficiência orçamentária para querer apenas repor a inflação, ou seja, faltou os 4% para nos dar um ganho real”, disse a sindicalista Helena Bortolo.

Os professores de Cuiabá agora fazem coro com os docentes estaduais, que já estão em greve geral desde segunda-feira (12). Segundo informa o Sintep, a greve estadual já alcança 95% das escolas da Capital de Mato Grosso. Vários atos públicos foram realizados durante a semana, sendo que terça-feira (13) a cidade ficou com o trânsito praticamente travado durante toda tarde, quando os grevistas fizeram uma passeata pelas ruas centrais.
Imprimir