Imprimir

Notícias / Política MT

Secretário de Segurança será de MT, mas promotor de MG estará no governo de Taques

Da Redação - Raoni Ricci

Uma alta fonte do núcleo duro do governador eleito Pedro Taques (PDT) confirmou no início desta noite, 17, que o promotor de Justiça de Minas Gerais, Fábio Galindo, vai compor a equipe de segurança pública do futuro governo, porém não no cargo mais alto do setor. O Olhar Direto publicou no final da tarde que o promotor era cotado para assumir o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

Leia mais
Sobrinho de Galindo, promotor de MG é cotado para assumir Secretaria de Segurança

 "O Fábio vai sim estar conosco,o governador está conversando, mas o secretário de Segurança vai ser de Mato Grosso", garantiu a fonte. Conforme divulgado com exclusividade pelo Olhar Direto, o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais autorizou hoje a cessão do promotor para ocupar um cargo na Segurança de Mato Grosso. Nos bastidores, ele vinha sendo apontado como o futuro secretário.

Pelo que apurou a reportagem, Fábio Galindo vai atuar na recuperação de ativos judiciais do Estado e na implantação de um programa de segurança inspirado no modelo implantado em Pernambuco. Naquele estado, o chamado 'Pacto Pela Vida', que utiliza os dados estatísticos para investimento em ações de prevenção e controle da criminalidade, trouxe resultados siginificativos nos índices de violência. 

Em 2013, Pernambuco pulou da primeira para a 5ª posição no ranking do Mapa da Violência com uma drástica redução na criminalidade. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o índice caiu 26,9%, passando de 53,1 homicídios por 100.000 habitantes (em 2007) para 34,3 em 2012. 

"A segurança é uma das maiores preocupações do governador e ele está buscando o que existe de melhor para reverter o quadro atual, que é de completo descontrole. O poder público está perdendo a batalha para o crime em Mato Grosso", observou a fonte. 



Fábio Galindo é sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB). Sua indicação, entretanto, é de ordem pessoal de Taques. O promotor se formou em 2002 com apenas 23 anos e passou no primeiro lugar no concurso que fez para o Ministério Público de Minas Gerais. 
Imprimir