Imprimir

Notícias / Cidades

Inaugurado hospital regional em Sinop com 15 UTIs; veja fotos

De Sinop - Alexandre Alves

O governador Silval Barbosa e o prefeito Juarez Costa, ambos do PMDB, inauguraram, nesta segunda-feira à noite, o Hospital Regional de Sinop, em uma cerimônia que reuniu o senador eleito Wellington Fagundes (PR), deputados estaduais, secretários de Estado e centenas de pessoas em frente à unidade.
 
O hospital entrará em funcionamento com um centro cirúrgico composto de três salas, 15 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e neonatal, cinco leitos de estabilização, enfermaria pediátrica, e equipamentos, como raio-X digital e arco cirúrgico para ortopedia.
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Specian Junior, após a inauguração é necessário aguardar 48 horas para o processo de esterilização do ambiente, para que a estrutura possa receber os enfermos. “Após esse prazo, as UTIs estarão à disposição da regulação estadual, que encaminhará pacientes para os leitos”, informou, ao Olhar Direto.
 
Hospital construído há seis anos será efetivamente inaugurado em Sinop 
Governo decreta intervenção em hospital regional por suspeitas de irregularidades

A equipe de funcionários ultrapassa 200 pessoas, formada por um corpo clínico de cerca de 80 médicos, além dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, e os responsáveis pela cozinha, limpeza e os do setor administrativo. Todos foram contratados por meio de um processo seletivo.
 
O diretor do Escritório Regional de Saúde (e que está atuando como interventor do hospital), Manoelito da Silva Rodrigues, disse à reportagem que o custo mensal para manter a unidade em funcionamento será de cerca de R$ 3.3 milhões. “Os recursos são oriundos do governo federal e do Estado de Mato Grosso”, pontuou.
 
O prefeito Juarez Costa comentou sua satisfação pessoal em inaugurar a mais importante estrutura de saúde de Sinop, que atenderá também mais de 40 cidades de toda a região. Colocar a unidade em funcionamento foi um dos compromissos de campanha. “Mas temos metas novas. Para os próximos dois anos, por exemplo, pretendemos entregar mais 15 postos de saúde”, disse o gestor ao OD.
 
Já Silval Barbosa relatou as dificuldades em gerir a saúde do Estado e, no discurso, pediu desculpas à população pela demora em colocar o hospital regional para trabalhar. Porém, o governador atribuiu a morosidade à Fundação de Saúde Comunitária de Sinop (que administra o Hospital Santo Antônio), que recebeu mais de R$ 44 milhões do convênio, mas manteve a unidade fechada. “Isso será investigado e se houve desvio de finalidade dos recursos os culpados devem ser punidos”, disse.
Imprimir