Imprimir

Notícias / Política MT

AL-MT recontrata sete grávidas que foram exoneradas por erro

Da Redação - Jardel P. Arruda

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa precisou recontratar sete servidoras grávidas que haviam sido exoneradas por engano durante a demissão em massa de 858 funcionários em cargo de comissão, realizada no dia 08 de fevereiro. A recontratação foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (13), que circulou na segunda-feira (16).

Leia mais:
Reunião de secretários dará base para reforma que caçará “fantasmas” na AL-MT

Como mulheres grávidas são protegidas pelas leis trabalhistas, as sete precisaram ser “renomeadas” com data retroativa do dia 9. A necessidade da recontratação aumentou os “burburinhos” que povoam os corredores da Casa de Leis sobre como foi tomada a decisão de realizarem as demissões.

Para pessoas de dentro da Assembleia, as exonerações foram realizadas sem análise prévia da situação e da função empenhada por cada um dos servidores comissionados. Como resultado, boa parte dos demitidos precisão ser recontratados para a retomada plena das atividades da Assembleia Legislativa.

O próprio presidente da Casa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que terá de recontratar cerca de 500 dos demitidos. A exoneração em massa foi um dos primeiros passos para a reforma administrativa da Assembleia Legislativa, que tem como objetivo economizar R$ 20 milhões por ano somente na folha de pagamento.

Na mesma edição do Diário Oficial em que foram publicadas as recontratações, foi oficializada a Comissão Especial de Reforma e Modernização Administrativa, presidida pelo deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) e composta por Emanuel Pinheiro (PR), Wilson Santos (PSDB), Dilmar Dal’Bosco e Leonardo Albuquerque (PDT).

Uma reunião entre os secretários da Assembleia Legislativa a ser realizada nesta quarta-feira (18) deverá fixar as informações base para o início dos trabalhos da comissão. Os secretário deverão apresentar quantos servidores são ligados as pastas, discriminando efetivos e comissionados, além da função desempenhada.

Veja abaixo a lista das servidoras grávidas recontratadas:

Marcia Raquel de Oliveira
Oellem Proença Falcão
Luana dos Santos Carneiro Camargo
Noemia Pereira de Almeida
Angelica Muniz
Sandra Lucia Rodrigues Costa
Ila de Castilho Varjão

 
Imprimir