Imprimir

Notícias / Mundo

Obama recorda raízes irlandesas no Dia de São Patrício

AFP

O presidente Barack Obama, usando uma gravata de cor verde, comemorou nesta terça-feira (17) o Dia de São Patrício na Casa Branca, uma oportunidade para, segundo ele, recordar suas raízes celtas.

"Este é um eventual anual e um de meus eventos favoritos", afirmou Obama, dando as boas-vindas ao taoiseach (primeiro-ministro irlandês), Enda Kenny, que foi recebido no Gabinete Oval em Washington.

"Isso me permite trazer à tona minhas raízes irlandesas e uma série de recordações de minhas visitas à Irlanda", brincou.

O tetravó de Obama era da pequena localidade irlandesa de Moneygall, o que permitiu que o presidente americano de número 44 abrangesse um grande leque de eleitores devido a sua "herança globalizada".

Obama disse que Kenny o presenteou com uma coleção de poemas escritos por William Butler Yeats, um dos poetas favoritos do presidente, segundo declarou.

Obama também tratou de questões políticas e, fazendo alusão ao trevo de quatro folhas, tradicional símbolo irlandês, fez uma nova proposta aos republicanos, que controlam o Congresso, para financiar o governo.

"Tinha a esperança de receber um pouco da sorte dos irlandeses, já que os republicanos apresentarão seu orçamento hoje", ironizou.

Obama e Kenny também se comprometeram em apoiar um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Imprimir