Imprimir

Notícias / Cidades

Médicos retomam atividades hoje na capital; prefeitura promete reposição salarial e contratar 170 profissionais

Da Redação - Patrícia Neves

Os médicos  que atuam na rede pública de saúde voltaram ao trabalho na data de hoje, 27 de abril, depois de deflagrarem movimento grevista em 10 de abril. A decisão quanto ao retorno foi avaliada na última sexta-feira, 24, em assembleia da categoria definida após  uma extensa  audiência envolvendo a Prefeitura de Cuiabá e a Tribunal de Justiça de Mato Grosso no dia anterior. Neste ano, essa é a segunda vez que o judiciário é acionado para auxiliar nas negociações com a classe, que exige concurso público e mais segurança para o desenvolvimento do trabalho, além de garantias salariais.  
 
Nova reunião de conciliação entre as partes foi marcada para o dia 15 de junho na sede do Núcleo de Conciliação. Até lá, de acordo com o acordado em audiência,  serão realizados estudos e uma comissão irá se debruçar sobre um dos principais pleitos do Sindicato dos Médidos de Mato Grosso (Sindimed-MT)  que é o Prêmio Saúde.

Leia Mais:
Após 13 dias, audiência de conciliação tenta colocar fim a greve dos médicos

A pauta também incluiu as condições de trabalho dos médicos, o mutirão para a realização de exames e consultas e procedimentos cirúrgicos, a nomeação de 170 médicos para este ano, e a reposição salarial, algo em torno de 7,5%, que está garantida. Segundo a Procuradoria Geral do Município,  até o dia 15 de junho será feito um grande trabalho conjunto para chegar ao termo do acordo que será assinado com o Sindicato.

Para o secretário Municipal de Saúde, Ary Soares Júnior, prevaleceu o bom senso e o entendimento. “No final, todo mundo saiu ganhando, principalmente a população. Acredito muito no bom senso na condução da assembleia. Acredito que todos os esforços serão envidados para prosseguirmos caminhando, já que a saúde ainda tem muitos pontos para serem discutidos”, observou.
Imprimir