Imprimir

Notícias / Cidades

Três secretarias trabalham em projeto de Centro Materno Infantil com 200 leitos

Da Redação - Patrícia Neves

As Secretarias de Estado de Cidades, Saúde e Casa Civil trabalham no projeto para retomar e concluir a obra do antigo Hospital Central do Estado que será  transformado em um Centro  Materno Infantil, com total de 200 leitos. Segundo a Secretaria de Cidades, o projeto é complexo e demanda prazo para adequações.

Leia Mais:
Mato Grosso registra quase 6,5 mil casos de dengue em quatro meses

A estimativa é de que até  o primeiro semestre de 2016, o setor ambulatorial e doze leitos para gestantes sejam ativados e outros dez destinados a crianças.  As obras do Hospital Central, instalada no Centro Político Administrativo (CPA), foram paralisadas em 1985, por indícios de desvios de verba pública.
 
A conclusão da obra está entre as prioridades do governo estadual, a nova estrutura é planejada por uma equipe multidisciplinar, atendendo às normas para atenção humanizada ao parto e nascimento, à mulher e à criança. A unidade de grande porte está localizada no Centro Político Administrativo e assumirá a internação Materno Infantil da Baixada Cuiabana. Com apenas 20 dias a frente da gestão, o governador Pedro Taques (PDT) anunciou a retomada do projeto.
 
A previsão é de que  em junho de 2017 devem ser inaugurados os blocos A, B e E, destinados respectivamente ao diagnóstico, internação e administração. Para esta data está prevista ainda a conclusão da recepção geral do hospital.  

A previsão é que do total de 200 leitos, 20 leitos serão destinados à UTI neonatal e 10 à UTI pediátrica; 10 leitos serão de UTI adulto, 10 leitos de enfermaria mãe-canguru, 42 leitos de enfermaria pediátrica, 40 leitos de ginecologia e obstetrícia, 38 leitos de internação em alojamento conjunto (gineco-obstétrico). Também deve ser construído um pronto atendimento com 12 leitos, um pronto-socorro pediátrico.
 
Imprimir