Imprimir

Notícias / Cidades

Idoso com câncer tenta realizar sonho de se reencontrar com irmãos após mais de seis décadas sem contato

Da Redação - André Garcia Santana

Aos 14 anos de idade Osvaldo Teodoro dos Santos, hoje com 75, deixou pais e irmãos e partiu do interior paulista para Mato Grosso em busca de uma vida melhor. Ele só não imaginava o quanto a distância entre ele e a família poderia se prolongar. Há 62 anos sem contato com esta parte da família, ele foi atraído pelas possibilidades de terra e trabalho, oferecidas aos que se aventuravam por esses cantos do país, onde se casou e deu sequencia à vida. Hoje, vive no município de Novo São Joaquim (510 km de Cuiabá), e divide a batalha contra o câncer de próstata e de esôfago, com a esperança na ação dos filhos e netos, que deram início a uma procura pelos familiares distantes.

Leia mais:
Finalista por Mato Grosso no Musa Brasil 2015 morre após procedimento estético


Dos entes de São Paulo sabe-se apenas o primeiro nome dos três irmãos: Joaquim, Benedito e Jandira. A suposição, entretanto, é de que seus sobrenomes sejam os mesmos dos pais, Maria Amélia dos Santos e Joaquim Teodoro dos Santos. De acordo com uma de suas netas, Angélica dos Santos, o avô imagina que os pais dele já tenham falecido, mas espera reencontrar os irmãos e conhecer os sobrinhos.

Há mais de seis décadas sem nenhum tipo contato, a possibilidade é de encontrá-los nas cidades de També, onde Osvaldo nasceu em 1940, ou Santa Adélia, onde morou antes de chegar ao Estado.

O desafio surgiu da vontade de realizar um dos últimos sonhos de Osvaldo, que além dos cânceres, sofre de bronquite aguda e uma infecção nos pulmões, retraídos pela doença. Estes fatores impedem que uma cirurgia para a retirada dos tumores seja realizada, e por esse motivo, a radioterapia e a quimioterapia foram suspensas. Devido a fragilidade do idoso, os médicos também advertiram para o perigo dos procedimentos, que o expõe a sério risco de vida, e assim, sob sua própria decisão, os tratamentos foram interrompidos na tentativa de garantir um final de vida mais confortável.

Angélica também conta que a “missão” teve início na última semana, que o objetivo é fazer com que a história chegue a grandes veículos de mídia nacional. “Nos informaram que seria muito difícil conseguirmos contato com a emissora através de uma rede local, por isso optamos por começar a divulgar a história por todos os meios possíveis. Com certeza a internet vai fazer isso circular muito, e temos fé que o caso ganhe repercussão até conseguirmos realizar o sonho dele.”

Seu tio, Dogeval Teodoro dos Santos, também está engajado na busca e pede por ajuda a programas de Tv de São Paulo como o do Rodrigo Faro, Geraldo Luís, Eliana ou Sabrina Sato, por exemplo.

A família formada na região conhecida como Vale do Araguaia, conta com três filhos vivos, quatro netos e sete bisnetos. O lavrador ainda foi casado por duas vezes, se separando da primeira esposa e perdendo a segunda há 15 anos.

Contatos para informações: Dogeval Teodoro dos Santos (66 9240 4824) e Angélica dos Santos (66 9240 9595). 
Imprimir