Imprimir

Notícias / Cidades

Wagner Bassi assume presidência do Sindicato dos Delegados em MT

Da Redação - Laíse Lucatelli

O delegado Wagner Bassi Junior tomou posse como presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo), na manhã desta segunda-feira (15). A solenidade foi realizada na sede da Associação Mato-Grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá. Wagner foi eleito para representar a categoria no dia 1º de fevereiro, com 223 votos. Ele sucede Adriano Rúbio, que permaneceu no Sindicato por três anos.

Leia mais:
Mais um delegado passa a compor staff do governo Taques e vai comandar Intermat
 
O novo presidente resumiu o compromisso firmado com a categoria, composta por 240 delegados na ativa, além dos inativos, em “muito trabalho, honestidade, transparência, publicidade, respeito, planejamento e serenidade”.

Bassi, que pertence a uma família com quatro delegados de polícia, destacou que acompanhava o trabalho da mãe, delegada de Pindamonhangaba (SP), e trabalhou por mais de 10 anos com seu pai, que tinha um escritório de despachante de documentos de veículos.

“Com meu pai, aprendi uma lição muito grande: que corrupção não traz sucesso a ninguém. Ele nunca corrompeu um servidor público e mesmo assim obteve sucesso em sua carreira em meio aos despachantes”, afirmou, em seu discurso.

Ele contou, ainda, que desde a faculdade de Direito já queria ser delegado de polícia. “A maioria dos meus colegas queria ser juiz ou promotor. Mas eu sabia que ser delegado é a carreira jurídica mais importante para a sociedade. É só observar as novelas, que nem sempre têm juiz ou promotor, mas sempre têm pelo menos um delegado”, brincou, arrancando risadas da plateia.

“Na Polícia Judiciária Civil me encontrei profissionalmente. Atuei em Nobres, Cuiabá e Várzea Grande e tinha como meta trazer a sensação de segurança à sociedade. Não queria sair da delegacia, mas penso que minha atuação no sindicato poderá ser importante para a categoria, dada minha paixão pela carreira”, completou.

O delegado-geral da PJC, Adriano Peralta, destacou o apoio maciço dos delegados no processo eleitoral que elegeu Bassi. “Tomar decisões de representar o colegiado não é fácil. Tome as melhores decisões com o coração e será bom para todos”, aconselhou Peralta.

A secretária adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a delegada Alessandra Saturnino, afirmou que se sente bem representada. “Fico feliz com a nova classe, cada vez mais unida, superando as dificuldades”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, levou agradecimento especial do governador Pedro Taques a todos os delegados de polícia e ressaltou a presença do delegado Rogers Elizandro Jarbas na presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da delegada Alessandra Saturnino na Sesp. “O Estado de Transformação não seria possível sem essa categoria de servidores público”, afirmou.

Taques aproveitou o evento para anunciar a escolha do delegado Fausto José Freitas da Silva para comandar o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Ele vai substituir a ex-deputada Luciane Bezerra (PSB), que pediu exoneração para disputar a Prefeitura de Juara. 
Imprimir