Imprimir

Notícias / Cidades

Oito garimpeiros são presos após invadirem novamente a Serra do Caldeirão para extração de ouro

Da Redação - André Garcia Santana

Após invadirem novamente uma área de garimpo, oito pessoas foram presas, no domingo, 27, na região da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá). Os suspeitos foram autuados pelo crime de extração ilegal de minério e tiveram fiança arbitrada no valor de R$ 1 mil. Após recolhimento do valor, eles poderão responder em liberdade. Detidos, eles afirmaram que continuam tentando explorar o solo, pois sabem que a área é muito rica em minério e que esta é a fonte de sustento de suas família.

Leia mais:
Ousados, criminoso invadem Subway do Boa Esperança e carregam cofre; Veja Vídeo

De acordo com a Polícia Civil, eles vieram dos estados de Minas Gerais e Maranhão e disseram que se conheceram durante a exploração da região de garimpo, que atualmente está sob responsabilidade de uma mineradora. Mesmo com seguranças no local, eles conseguiram entrar na área e estavam no topo da serra, quando a equipe de investigadores polícia realizou o flagrante.  

Depois de sua interdição, em janeiro deste ano, a ocupação de forças de segurança no local tem sido prolongada pela Justiça, que teme o retorno de garimpeiros. O garimpo foi instalado em setembro de 2015 no município de Pontes e Lacerda, na região Oeste de Mato Grosso em uma área de 4 mil hectares, a dez  quilômetros do centro da cidade.

No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro.
Imprimir