Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara de Cuiabá vai exonerar todos os comissionados para equilibrar gastos

Da Redação - Laíse Lucatelli

A Câmara Municipal de Cuiabá vai exonerar todos os funcionários comissionados e funcionar apenas com os concursados no mês de dezembro. O objetivo é se enquadrar nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo informou o 1º secretário da Casa de Leis, Chico 2000 (PR). O orçamento da Câmara para este ano é de R$ 45 milhões e o teto para gastos com pessoal, de 70% desse valor, já foi ultrapassado.

Leia mais:
Sem receber repasse do governo, Assembleia anuncia atraso nos salários dos servidores
 
“A Câmara já ultrapassou o limite de 70% de gasto com pessoal previsto na LRF. Não houve outro caminho para trazer o percentual abaixo do teto que não fosse a demissão geral. Com a exoneração dos comissionados, vamos chegar a 69,7% do duodécimo no fechamento do ano”, disse Chico 2000.

“Houve muitas contratações no primeiro semestre deste ano, mais do que a Casa suporta. Por isso, todos serão exonerados e em dezembro, a Casa funcionará somente com os 96 servidores efetivos”, completou.

Vários desses podem ser recontratados em 2017, com a abertura do orçamento. O vereador Adevair Cabral (PSDB), por sua vez, destacou a necessidade de alcançar o equilíbrio nas contas da Câmara.

Pelo menos 350 pessoas que trabalham nos gabinetes serão exoneradas, segundo Chico 2000. Ele afirmou, porém, que não tem conhecimento do número total de comissionados nomeados na Câmara nem do valor da folha de pagamento deles. A Secretaria de Gestão e a assessoria de imprensa se recusaram a passar informações sobre o assunto, e não informaram sequer o número de funcionários que trabalham no Legislativo. 
Imprimir