Imprimir

Notícias / Cidades

Com banheiro interditado, funcionários do Pronto Socorro são obrigados a usarem área externa para urinar

Da Redação - Fabiana Mendes

Funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá denunciam as condições insalubres disponibilizadas para cerca de 200 funcionários que se veem obrigados a usar as áreas externas do local para fazerem as necessidades básicas como urinar e defecar. O sanitário que era utilizado está interditado para reforma a mais de 15 dias, entretanto “nenhum tijolo foi movido”, é o que conta um funcionário do local.

Leia Mais: 
Pronto-Socorro de Cuiabá é alvo de investigação por irregularidades e falta de medicamentos


Dessa maneira, os trabalhadores estão se deslocando aos banheiros que são de uso ‘exclusivo’ dos médicos, mas segundo o trabalhador que pediu para ter seu nome resguardado, “Eles não gostam que frequentem os mesmos ambientes que eles”, explica.
 
Ao Olhar Direto, o rapaz relatou que desde que o banheiro foi interditado nenhuma outra ‘segunda opção’ foi destinada para os funcionários terceirizados. Diante disto os funcionários se veem obrigados a usar as áreas externas do Pronto Socorro para fazer as necessidades básicas, como o fundo de uma cozinha e as áreas mais escondidas, onde quase ninguém costuma frequentar.

O funcionário que conversou com a reportagem não quis se identificar. Ele teme que caso seja identificado, ele e outros colegas possam ser demitidos.
 
Outro lado
 
A reportagem  do Olhar Direto entrou em contato a assessoria de imprensa da Secretária Municipal de Saúde que informou que vários setores estão passando por reformas a fim de melhorar a estrutura física da rede pública de Saúde, oferecendo um serviço de qualidade, humanizado e inclusivo para usuários e trabalhadores da Saúde.
 
A respeito de uma ‘segunda opção’ para os funcionários que estão sofrendo com a interdição do banheiro, a reportagem não obteve resposta.

Confira abaixo a íntegra do posicionamento da Secretaria de Saúde de Cuiabá:

Na verdade o banheiro do Pronto Socorro está em obras apos ser interditado a cerca de 15 dias. A unidade passa por uma serie de obras, no telhado - nunca antes trocado -, agora totalmente novo, e também no quarto andar. Em relação a esse banheiro, localizado na parte administrativa da unidade, atendia de maneira precária os funcionários. Com as obras eles passaram a utilizar dois outros banheiros - um masculino e outro feminino, localizados no piso branco e na área administrativa.

Em relação aos funcionários da terceirizada eles somam 70 pessoas e o que eles reclamam nesse momento é a ausência de chuveiro já que os banheiros que estão sendo usados nesse período de obras, não tem chuveiros. Mas, de forma alguma, eles não tem lugar para suas necessidades. A previsão de conclusão das obras é de duas semanas. Após esse período o banheiro estará em condições de uso, inclusive com chuveiros.
Imprimir