Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabano bebe, fuma, dirige embriagado, adora refrigerante e carne gordurosa, revela pesquisa

Da Redação - Lázaro Thor Borges

Tente imaginar um sujeito que bebe, fuma, adora carne gordurosa, refrigerante, sofre com a balança e ainda dirige embriagado nos finais de semana. Este é um perfil muito próximo do cuiabano médio, com hábitos nada saudáveis, conforme uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e publicada em junho deste ano.  

Leia mais:

Afastamento de professores de Cuiabá por licença médica aumentou 100% em três anos
 

O levantamento traz dados coletados no ano passado em todas as capitais do país e no Distrito Federal e revela a frequência de diversos indicadores de hábitos de saúde dos brasileiros.  Cerca 2 mil pessoas que responderam ao questionário por telefone em Cuiabá apresentaram alta frequência de consumo de refrigerantes e carne com bastante de gordura, além do uso de cigarro e bebida alcoólica.

 

A pesquisa mostra que os cuiabanos estão no top 3 da maioria dos indicadores. Os resultados reveleram, por exemplo, que as maiores frequências do consumo de carne com gordura foi registrada em Cuiabá, com 57,5% dos entrevistados respondendo positivamente à questão.

 

A cidade também ficou entre as 10 capitais com as maiores frequências de fumantes e registrou o segundo maior índice de fumantes passivos no trabalho ou em casa. No quesito excesso de peso Cuiabá também é a segunda colocada (62,1%), já no termo obesidade, a capital mato-grossense ficou em terceiro lugar (23%). Outro hábito pouco saudável adotado pelos cuiabanos é o consumo de refrigerante em cinco ou mais dias da semana. Mais de 24% confessaram abusar da bebida.

 

Mas não é só refrigerante que os cuiabanos admitiram ingerir excessivamente. O consumo de álcool além do convencional é uma rotina para 34,5% dos entrevistados. Desta parcela todos responderam sim quando questionados se consumiaram cinco ou mais doses de bebida em uma mesma ocasião nos últimos 30 dias.

 

Além de beber, fumar e não se alimentar muito bem, a população cuiabana é uma das que menos se exercita entre as capitais brasileiras. Apenas 10% dos entrevistados disseram praticar atividades físicas com duração de pelo menos 150 minutos, consideradas de intensidade moderada de acordo com a metodoliga da pesquisa.

Imprimir