Imprimir

Notícias / Política MT

Taques destaca participação popular e diz que independência é combater corrupção e defender a pátria

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Tratado historicamente como um dos principais atos de amor à pátria, o desfile cívico militar de 7 de setembro, nesta quinta-feira (7), pelo segundo ano consecutivo na Arena Pantanal – região Oeste de Cuiabá, recebeu uma avaliação curiosa do governador José Pedro Taques (PSDB), num momento em que a República é ‘passada a limpo’, em meio à sucessão de escândalos.
 
“Eu venho desejar a todos os brasileiros que nós possamos velar contra a corrupção, malversação do dinheiro público e defender os ideais da pátria, que estão escritos na Constituição da República”, exortou Taques, ao lado do comandante da 13 Brigada de Infantaria Motorizada, general Fernando Dias Herzer; secretário Rogers Jarbas, de Estado de Segurança Pública; e comandantes militares.
 
Leia Mais:
- Pedro Taques pede que MP suspenda e impeça investigações de Zaque contra Governo do Estado

- Pedro Taques bate papo informal com jornalistas, não fala de reeleição e projeta “fatos novos” até 2018

Pedro Taques enalteceu a decisão do seu governo em realizar o desfile cívico militar no período vespertino, na Arena Pantanal, onde as pessoas ficam confortavelmente sentadas – na rua ficavam em pé. “Na maioria das capitais brasileiras, realiza-se o desfile cívico militar pela manhã. Em  Cuiabá, por causa da temperatura [próxima dos 40 graus centígrados], que  nos agrada a todos, nós realizamos no final da tarde”, justificou o chefe do Poder Executivo.
 
“Independência significa liberdade, significa libertação, significa autonomia diante dos problemas. É essencial falar sobre esta nossa festa cívica militar”, definiu Taques, para a reportagem do Olhar Direto, pouco antes do início do desfile.
 
O general Fernando Dias Harzer convocou a população brasileira e, particularmente, a sociedade cuiabana para que faça uma reflexação sobre a importância da independência. “Sem dúvida, 7 de setembro é um dia de reflexão. Pois o povo tem que ser independente, para dar valor à liberdade, mas com respeito às leis”, argumentou ele.
 


“É certo exigir direitos, mas concomitantemente ao cumprimentos dos deveres. Cada um tem que fazer a sua parte”, justificou general Harzer, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Desfilaram representantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, além de escolas estaduais e municipais, com suas fanfarras.
 
Os organizadores calcularam em “mais de 15 mil” presentes ao desfile cívico militar, enquanto a Polícia Militar calculou “em provavelmente menos de 10 mil”, pouco depois das 17 horas deste 7 de setembro, no interior da Arena Pantanal. Milhares de pessoas ainda estavam chegando, do lado de fora do palco esportivo.
 
Presença esperada pela imprensa, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá, não compareceu. Ele foi representado pelo Secretário Municipal da Ordem Pública, coronel Leovaldo Salles, que explicou que o prefeito não se fez presente “por motivo de força maior”.
Imprimir