Imprimir

Notícias / Cidades

Incêndio na Chapada atinge 2.700 hectares mas Circuito das Cachoeiras é reaberto; fotos e vídeos

Da Redação - Vinicius Mendes

O incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães se espalhou até alcançar cerca de 2.711 hectares. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversdade (ICMBio) conseguiram diminuir a ação do fogo em alguma áreas, o que possibilitou a reabertura do Circuito das Cachoeiras nesta quarta-feira (13).

Leia mais:
Incêndio em Parque Nacional da Chapada dos Guimarães já atingiu 1.300 hectares; veja fotos


De acordo com o ICMBio, o primeiro incêndio, que atingiu o Morro São Jerônimo, teve a sua dinâmica diminuída com a ação simultânea dos brigadistas e do apoio aéreo, mas o flanco direito ainda oferece riscos com focos localizados próximo ao córrego da Bicuda.

O incêndio na área do rio Mutuca foi combatido até as 3 horas desta terça-feira (12) e ainda durante a manhã de ontem foi feito o lançamento de cargas d’água pelos dois aviões tanques do ICMBio, que conseguiram controlar os focos.

Durante um sobrevôo de reconhecimento, foi possível constatar que as chamadas “cabeças” de ambos os incêndios (isto é, a porção em que a propagação é mais rápida e onde há maior concentração de calor) foram extintas. Ambos podem ser declarados controlados. Também foi possível avistar outro grande incêndio, às margens da estrada do Manso (MT 351), próximo ao parque, que não deve oferecer risco à unidade de conservação.

Estimativas preliminares do ICMBio indicam que o incêndio na área do Morro São Jerônimo atingiu 2.183 hectares e na área do Mutuca alcançou 302 hectares, que somados aos 225 hectares do incêndio do dia 22 de agosto totalizam cerca de 2.711 hectares no interior do Parque Nacional.

A partir desta quarta-feira (13), o Circuito das Cachoeiras foi reaberto à visitação. Permanecem abertos os seguintes atrativos: Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedras. O Morro São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro permanecerão fechados até que as áreas estejam minimamente recompostas, permitindo uma visitação segura e agradável.

A operação de combate ao incêndio foi denominada “Mãe Gentil”, e conta com 40 brigadistas, cinco servidores responsáveis pela coordenação da operação, seis viaturas, dois aviões tanques modelo AirTractor e dois caminhões-pipa do ICMBio; do Ibama trabalham dez brigadistas, uma viatura e um helicóptero do Ibama; quatro bombeiros militares e uma Auto Bomba Tanque Florestal do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (BEA/CBM/MT) também atuam.

 


 
Imprimir