Imprimir

Notícias / Cidades

PF confirma que cuiabana que viajou à Síria para encontrar soldado já foi localizada

Da Redação - Vinicius Mendes

A Polícia Federal informou que localizou a cuiabana Juliana Cruz, que viajou para a Síria no último dia 14 de novembro e desde então não havia entrado mais em contato com niguém. No entanto, PF e Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) afirmaram que as diligências do caso seguem sob sigilo. A jovem viajou para o país supostamente para se encontrar com um homem identificado como Sheraz Re.

Leia mais:
AMM entrega à Polícia Federal notebook de jovem de Mato Grosso desaparecida na Síria

A Polícia Federal confirmou que recebeu informação do Itamaraty de que Juliana já foi localizada, mas não confirmpu a localização exata. A assessoria também afirmou que após receber o computador de Juliana, entregue pela AMM, onde a jovem trabalha, já obteve algumas informações, mas que as diligências seguem em sigilo.

A PF disse ainda que caso não haja crime por parte de Juliana, ou alguma ocorrência relacionada a crimes, a situação de seu retorno se torna apenas diplomática e fica a encargo do Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty afirmou ao Olhar Direto que a embaixada do Brasil em Damasco acompanha o caso da brasileira e também mantém contato com a família dela e com autoridades locais. A assessoria do Ministério das Relações Exteriores ainda disse que de acordo com a Lei de Acesso à informação e em respeito à privacidade da nacional brasileira, não está autorizada a fornecer informações pessoais sobre o caso.

No perfil das redes sociais de Juliana, nas postagens em que fez no dia de sua viagem, muitas pessoas torcem pelo seu retorno e outras se mostram chocadas com a situação. Em sua página há várias postagens sobre soldados e mulheres armadas em treinos de tiro, sobre vídeos de dubai e até algumas com alfabeto árabe, interesse que compartilha com Sheraz.

No perfil de Sheraz Re no Facebook, ele se diz soldado do exército sírio, integrante do grupo paramilitar Fedayeen, de defesa de Damasco. Em sua página também há algumas postagens dele com roupas camufladas e outras sobre armas. Brasileiros comentaram no perfil de Sheraz, questionando sobre o paradeiro de Juliana. O país fica localizado entre a África e Eurásia, no Oriente Médio.
Imprimir