Imprimir

Notícias / Cidades

Dupla de MT furta carga de traficantes internacionais após pouso forçado; fotos

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Judiciária Civil prendeu um boliviano e um dominicano, que estavam dentro da aeronave com 340 quilos de cloridrato de cocaína, que fez um pouso forçado na zona rural do município de Pontes e Lacerda (448 quilômetros de Cuiabá), na última segunda-feira (16). Além deles, também foram detidos dois brasileiros, que tentaram furtar parte da droga após a queda do avião.

Leia mais:
Aeronave faz pouso forçado e polícia apreende 340 quilos de cocaína avaliada em R$ 5 milhões
 
O piloto da aeronave, Avelino Astacio Santana, 59, descendente nacional da República Dominicana, e o boliviano, José Arias Aguirre, 47, foram autuados pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico internacional de drogas. Logo depois de encontrar a aeronave, os investigadores realizaram rondas pela região e encontraram os dois estrangeiros.
 
Os dois caminhavam por uma estrada quando foram pegos. Na abordagem foi apreendido em poder do boliviano e dominicano, um aparelho de GPS da aeronave, confirmando as suspeitas. Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda e entrevistados em inglês por não falarem português.
 
Durante oitivas, os dois assumiram que transportavam a droga, revelando que carregavam dentro da aeronave mais de 300 quilos de entorpecente.
 
Em posse destas informações, os investigadores retornaram ao local e começaram a entrevistar as pessoas da região. Na ocasião, avistaram dois rapazes (Luziel Cabral Pereira, 39 anos e Paulo Roberto Verdego de Sá, 29), os quais ao perceber a presença das equipes, demonstraram muito nervosismo.
 
Ao serem perguntados sobre o conhecimento da queda do avião, Luziel e Paulo Roberto, acabaram confessando que após o pouso foram até o local ver o que havia acontecido. Quando viram a droga dentro da aeronave, resolveram furtar sete pacotes, com 164 peças no total. Depois utilizando um trator enterraram o entorpecente. Na casa dos dois envolvidos foram apreendidas duas espingardas.
 
Luziel e Paulo Roberto foram autuados em flagrante por furto qualificado pelo concurso de pessoa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
 
O caso
 
Uma aeronave fez um pouso forçado na zona rural do município de Pontes e Lacerda (448 quilômetros de Cuiabá), na última segunda-feira (16). Dentro dela, policiais civis conseguiram recuperar aproximadamente 340 quilos de cloridrato de cocaína. O montante da droga apreendida tem valor equivalente a R$ 5 milhões.
Imprimir