Imprimir

Notícias / Política MT

​Sem comunicação prévia, vereadores não vistoriam HMC; Prefeitura garante cumprir obrigações

Da Redação - Vinicius Mendes

Os vereadores Abilio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki (PSB) e Dilemário Alencar (PROS) não vistoriaram o novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá neste sábado (29), um dia após a inauguração da unidade.  Os parlamentares chegaram ao local, sem comunicação prévia, e foram informados de que a ordem era de que ninguém poderia entrar.
 
A Prefeitura explicou que a restrição não se aplica apenas aos vereadores, mas a qualquer pessoa que não possua autorização. O Executivo Municipal ainda lembrou que uma visitação foi realizada durante a inauguração da unidade nesta sexta-feira (28), mas com o acompanhamento de uma equipe técnica de engenheiros, para cumprir com a obrigação de preservar as instalações e equipamentos.
 
Leia mais:
Após tumulto de vereador em inauguração de novo hospital, Pinheiro assegura obras dentro do planejado; fotos e vídeos
 

Sem comunicação prévia, os parlamentares que fazem oposição à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foram ao novo hospital neste sábado e conversaram com o secretário de Ordem Pública, Coronel Salles, que lhes explicou que não estava sendo permitida a entrada de ninguém no local.
 
“Ele foi bem direto que não deixaria a gente entrar, apenas isso, a gente respeitou. Mas vamos tomar as devidas providências jurídicas, visto que a Lei orgânica do município nos dá prerrogativa de fazer fiscalização e se for necessário fazê-la nós vamos fazer, seja hoje, seja na segunda, na quarta-feira, nós vamos fiscalizar o que foi entregue à população”, disse o vereador Felipe Wellaton.
 
A Prefeitura de Cuiabá afirmou que a restrição não se aplica apenas aos dois vereadores, mas a qualquer pessoa sem autorização. O Executivo Municipal explicou que não omite informações para o legislativo, órgãos de controle , imprensa ou para o cidadão comum, mas que existem mecanismos legais para fiscalizar e acompanhar o orçamento municipal e suas ações

A assessoria disse que a prefeitura tem a obrigação de manter e cuidar das instalações e equipamentos já instalados no local, sendo que as visitas são realizadas apenas com acompanhamento da equipe técnica de engenheiros, como ocorreu durante a inauguração desta sexta-feira (28) com a imprensa e autoridades.


 
Live no Facebook
 
O vereador Abilinho fez uma live em seu perfil do Facebook, transmitida diretamente da inauguração do novo HPSMC na noite de ontem. Aos gritos de “farsa” e “ato ilegal” ele tumultuou o evento. Advertido de que não poderia entrar em um local restrito,o  parlamentar começou a correr. Em certo momento ele se senta ao chão e se recusa a sair do local. A situação foi acompanhada pelos jornalistas.
 
Abilinho alega que está sendo infringida a lei municipal 6.012 de 10 de dezembro 2015, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, apesar de concluídas, não estejam em condições de atender a população.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro, no entanto, contestou as alegações do vereador. Segundo ele, todos os cronogramas estão sendo cumpridos e não há nada de irregular. Pinheiro ainda disse que alguns políticos são uma “farsa”.
 
“Tem vereadores que são uma farsa, tem políticos que são uma farsa, tem pessoas que são uma farsa. A obra está aí, está dentro de um planejamento, planejamento sério, compromisso com o Estado, com a Presidência da República”.
 
Plano de ativação
 
Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.
 
A abertura da 2ª etapa ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.
 
Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia.
Imprimir