Imprimir

Notícias / Política BR

Cuiabanos terão direito a facilitação de posse de arma com decreto de Bolsonaro; veja detalhes

Da Redação - Wesley Santiago

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já prepara o decreto – que deve ser assinado nos próximos dias - que irá facilitar a posse de armas no país. Uma versão preliminar, divulgada pelo SBT, prevê que o interessado possa contar com até duas armas. Entre os que terão a possibilidade estão: proprietários de estabelecimentos comerciais, moradores de locais violentos e de áreas rurais. Os itens revelados colocam os cuiabanos como aptos a ter até duas, já que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes está acima dos parâmetros definidos.

Leia mais:
Bolsonaro divulga vídeo de padre de Cuiabá defensor do armamento; “cristão não é pacifista”, diz vigário

A facilitação na posse de arma é uma das bandeiras da campanha do presidente, eleito no fim de 2018. O limite poderá ser ampliado caso seja comprovada a necessidade, de acordo com o decreto. A previsão é que o texto --que altera o decreto 5.123, de 1º de julho de 2004--, assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja publicado na semana que vem
 
Comprovada a “efetiva necessidade”, poderão ter direito a duas armas:
  A legislação atual permite possuir até seis armas de fogo, com limitações de tipo. Em residências com crianças, adolescentes ou pessoa com deficiência mental, deverá ser comprovada a existência de um cofre para "armazenamento apropriado" em caso de armas de cano curto. No caso das de cano longo, precisará ser comprovada a existência de um "local seguro para armazenamento".
 
Segundo a versão preliminar, a solicitação pode vir a ser negada caso a declaração de "efetiva necessidade contenha afirmações falsas". Regras já existentes, com ter 25 anos de idade e não possuir antecedentes criminais, devem permanecer, segundo o SBT. Fazer um exame psicológico e curso em clube de tiro continuarão obrigatórios.
 
Atualmente, o civil interessado deve escrever uma declaração à PF explicando por que precisa de uma arma. A compra só poderá ser feita se o delegado concordar com os argumentos e conceder a licença. Preenchidos todos os requisitos anteriores, o Sinarm (Sistema Nacional de Armas) autorizará a compra da arma de fogo, sendo que o certificado de registro será expedido pela PF. (Com informações do UOL)
 
Imprimir