Imprimir

Notícias / Política BR

Governo deve anunciar plano de socorro ao agro até março; Fávaro não vê cenário de crise

Da Redação - Airton Marques

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou que o governo federal deve apresentar um plano de socorro para o setor agropecuário até março. O pacote de ajuda, que tem sido cobrado pelo setor, é discutido com o Ministério da Fazenda desde o fim de janeiro e já conta com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Leia também
Fávaro ensaia ‘enquadrar’ Wilson, mas diz que deputado tem liberdade para trocar PSD e apoiar Botelho


“O presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar esse impacto, para evitar ondas de recuperação judicial, de inadimplência de um setor que cresce. A ideia é que, antes do final da colheita, para aqueles que tiveram problemas climáticos e de falta de renda, tenham medidas anunciadas”, afirmou o ministro, logo após deixar reunião com presidente Lula (PT), na terça-feira (28).

Fávaro ressaltou que o governo ainda está identificando os setores que estão com dificuldades, como o de pecuária de corte, soja e milho. Os recursos que poderão ser viabilizados para o plano são analisados pela Fazenda e ainda não há um valor definido. Há ainda a possibilidade de prorrogação dos vencimentos.

Apesar da mobilização do governo, o ministro avalia que o cenário não é de crise. “O que precisa é tranquilidade. Evitar uma onda de inadimplência, de recuperação judicial. O que queremos é atender especificamente quem está sem renda e teve problema de safra”.
Imprimir