Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Exército instalará base no Nortão para proteção da Amazônia

De Sinop - Alexandre Alves

O Nortão ganhará um batalhão do Exército Brasileiro com cerca de 700 homens e a cidade escolhida foi Sinop. A afirmação foi feita por meio de ofício, ao Executivo municipal, pelo general Rui Alves Catão, comandante militar do Oeste.

De acordo com o documento, serão cinco companhias. A prefeitura vai doar uma área de 50 hectares às margens da BR-163, na saída para Cuiabá. No local o exército construirá o quartel, residências para oficiais de carreira, além de outras instalações.

Entre as razões pelo qual o exército vai se instalar no Nortão está o rápido desenvolvimento da região e a ausência de força militar, que no Estado está presente somente em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. A localização estratégica, levando em consideração a região que termina o cerrado e começa o bioma Amazônico, também foi levado em conta, bem como a estrutura do município.

Ano passado, estiveram na região fazendo levantamentos, além de Catão, o general de brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, general de brigada Gislei Morais de Oliveira e o general de brigada Guilherme Cals Theophilo Gasparde Oliveira. Eles visitaram Sinop, Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta e Guarantã do Norte.

Ainda não há informações de quanto o governo federal investirá para construção do batalhão e nem dos prazos para instalação. Contudo, Catão afirmou no ofício que o município providenciasse a área o mais breve possível.

Hoje, as organizações militares do exército, em Mato Grosso, são compostas por: Companhia de Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, 18º Grupo de Artilharia de Campanha de Rondonópolis, 13º Pelotão de Polícia do Exército de Cuiabá, 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres, 44º Batalhão de Infantaria Motorizado de Cuiabá, 9º Batalhão de Engenharia de Construção de Cuiabá (9° BEC), além de Tiros de Guerra de: Alta Floresta, Sinop, Colíder, Juara, Juína, Tangará da Serra e das delegacias de Serviço Militar em diversos municípios.
Imprimir