Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Wikipédia fica fora do ar por aquecimento de servidores

Folha Online

A enciclopédia colaborativa Wikipédia ficou fora do ar na tarde desta quarta-feira (24), por problemas de aquecimento em servidores, afirmou o blog técnico da Wikimedia, fundação responsável pelo projeto.

O problema começou por volta das 17h18 GMT (14h18 no horário de Brasília) e durou ao menos três horas, de acordo com a página de log (registros) sobre os servidores da Wikimedia.

"Devido a um problema de superaquecimento em nossa central de dados na Europa, muitos de nossos servidores foram desligados para autoproteção", explica o blog da Wikimedia.

Como isto causou impacto em todos os acessos à Wikipédia e a outros projetos por usuários europeus, os responsáveis afirmam que foram "forçados a mover todo nosso tráfego para nossa central na Flórida, onde temos um procedimento padrão rápido contra falhas", que altera o código de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) do site.

"Entretanto, logo depois que fizemos este redirecionamento padrão, verificamos que o mecanismo antifalha não estava funcionando", lamenta a Wikimedia. Isto fez com que os códigos DNS vinculados aos sites da fundação --como a Wikipédia-- parassem de funcionar globalmente.

Segundo a organização, o problema já foi resolvido, mas a restauração do acesso para todos ainda deveria levar cerca de uma hora.

Diversos internautas pelo mundo se queixam da falta de acesso à enciclopédia on-line no Twitter. "Em algum lugar do mundo, um estudante chora porque não consegue terminar seu artigo", brinca o usuário de Nova York @sokin.
Imprimir