Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Homenagem ao Dia do Engenheiro Agrônomo

Quero homenagear importante categoria de profissionais e que muito contribui para o desenvolvimento do país. Trata-se dos engenheiros agrônomos, que no dia 12 de outubro comemoram seu dia. Data esta, que também é alusiva ao Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida.

Na condição de engenheiro civil deixo registrado uma mensagem a estes profissionais que com muito trabalho e dedicação contribuem significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do setor do agronegócio e do cooperativismo, assim como, pela qualidade dos produtos alimentícios que chegam à mesa da população. O desenvolvimento da agropecuária brasileira, a melhoria da produtividade agrícola e a renda do homem do campo, não estariam nos níveis atuais, se não existissem os engenheiros agrônomos orientando, pesquisando e incentivando o agricultor.

O dia do engenheiro agrônomo é comemorado em 12 de outubro, pois, a regulamentação do exercício da profissão, aconteceu em 12 de outubro de 1933, através do Decreto Presidencial 23.196 de 12 de outubro de 1933. O curso superior de Agronomia dura em média cinco anos. O profissional da área deve ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea.

Em Mato Grosso temos algumas entidades registradas no Crea-MT, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Novo dos Parecis (AEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sapezal (Aeasa), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (Aeas) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS). E, o estado conta com mais de 4,4 mil profissionais da área, sendo que 82% são homens e 18% são mulheres.

Aproveito este artigo para anunciar sobre importante evento que reúne centenas de engenheiros agrônomos de todo país e consagra 80 anos da Agronomia no Brasil. Nos dias 19 a 22 de novembro deste ano, será realizado o XXVIII Congresso Brasileiro de Agronomia em Cuiabá, com o tema central "Segurança Alimentar e Nutricional". A profissão de engenheiro agrônomo, a mais eclética entre as dedicadas às ciências rurais, detém as soluções para os novos desafios com que se defronta a agricultura, ou seja, produzir energia sem prejuízo da produção de alimentos, conservando e recuperando o meio ambiente.

Em um país de economia fortemente agropecuária como o Brasil, o engenheiro agrônomo tem papel essencial para o desenvolvimento nacional. Mais uma vez parabenizo os colegas de profissão e os futuros agrônomos que estão nos bancos escolares das faculdades de agronomia de todo o Estado.

Juares Silveira Samaniego / Presidente do Crea-MT
Sitevip Internet