Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

“O século XXI precisa de um novo conceito de ruralidade”

“Precisamos fazer novas perguntas básicas para definir uma nova ruralidade. O século XXI precisa de um novo conceito para isso”, asseverou a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, ao abrir o VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. Em seu discurso de abertura, a diplomata se referiu à experiência de seu país na agricultura familiar e trouxe um paralelo com a situação do Brasil, antes de contextualizar a discussão contemporânea sobre a nova ruralidade

O evento é realizado, em Capina Grande, até quarta-feira (27), pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) e em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal (CEF), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e os Governos dos Estados de Pernambuco e Paraíba.

“Temos que pensar nos pequenos agricultores, planejar mecanismos mistos onde os interlocutores sejam representados. Não podemos deixar que o mercado defina o destino dos territórios. É papel dos Estados destinar recursos tecnológicos e apontar quais regiões têm prioridade”, disse a embaixadora.

“O rural foi, durante muitos anos, ofuscado por um setor urbano considerado moderno, enquanto era considerado atrasado. Chegou a hora de levantar nosso setor rural; temos que reconhecer que isso contribui de maneira estratégica ao desenvolvimento da América e do Brasil. O IICA reconhece que o rural é um espaço de vida”, disse o representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.

A mesa principal de abertura contou ainda a coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Betty Rocha; o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic; o vice-governador do Estado da Paraíba, Rômulo Gouveia; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, José Aldo de Santos, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antônio Rodrigues Amorim.

Na abertura do fórum foi lançada a publicação Concepções da Ruralidade Contemporânea: as singularidades brasileiras, volume 21 da Série Desenvolvimento Rural Sustentável.

Para Beatriz Paredes, embaixadora do México no Brasil, o debate deve incluir a propriedade da terra, os bens gerados na atividade e a questão da juventude rural. Diplomata fez a conferência de abertura do VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

http://www.iica.int/Esp/regiones/sur/brasil/PublishingImages/foro_2_com.jpg


Sitevip Internet