Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Sorriso, no topo da produção de grãos

O Brasil, por ser um país com grande vocação agrícola, tem em seus municípios, os maiores produtores individuais de grãos; dentre os quais um se destaca, o município de Sorriso (460 quilômetros ao Norte de Cuiabá), o referido município teve um crescimento anual da ordem de 124,6%, se mantendo desta forma como o maior produtor nacional de soja e milho, estes dados compilados, são relativos ao ano de 2012.

É motivo de orgulho e satisfação para nós mato-grossenses, termos o município de Sorriso, com um dos maiores produtores individuais de soja e milho do país.

Desta forma, elevando o nosso Produto Interno Bruto (PIB), colocando-nos, na condição de um dos Estados brasileiros, com a maior produção individual de grãos do país; Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,1%, seguido do Paraná, com 19,3% e Rio Grande do Sul, com 12,5%, estados estes, que somados represtam 54,9% do total nacional.

Segundo dados estatísticos em 2012, a produção brasileira de milho (71,1 milhões de toneladas) cresceu 27,7% e superou a de soja (65,9 milhões de toneladas), que era líder desde 2002, porém teve queda de 12,0% na produção, por falta de chuvas principalmente nas Regiões Sul e Nordeste.

Porém há de se destacar que nesse mesmo ano, a produção agrícola em Sorriso cresceu 124,6%, este município, felizmente continua sendo o maior produtor nacional de soja e milho.

Agora em se tratando de valores de produção agrícola: área colhida (ha), valor da produção (1000 R$), variação do valor da produção em relação a 2011 (%), em que pese aparecermos em segundo lugar, nesse quesito, estamos entre os 10 municípios com os maiores valores de produção agrícola; dentre os quais, cinco deles são de Mato Grosso, isso nos enche de orgulho.

Vamos elencar os 10 municípios com os maiores valores de produção agrícola: em primeiro lugar, São Desidério (BA), segundo Sorriso (MT), terceiro Sapezal (MT), quarto Cristalina (GO), quinto Campo Novo dos Parecis (MT), sexto Formoso do Rio Preto (BA), sétimo Jataí (GO), oitavo Rio Verde (GO), nono Nova Mutum (MT), décimo Primavera do Leste (MT).

O cenário em que Mato Grosso está colocado no ranking, da produção agrícola, nos remete a citação desses cinco municípios, que além da produção em larga escala, através de suas commodities, por serem de nível primário, estão propensas à transformação em etapas de produção, apresentando nível de negociação global, isso acaba, agregando maior valor ao produto em questão.

Professor Licio Antonio Malheiros, Geógrafo e Pós-graduado em Didática do Ensino Superior (liciomalheiros@yahoo.com.br)
Sitevip Internet