Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Safra nos EUA vai muito bem obrigado e agora?

Geralmentea toda safra acompanhamos este vai e vem dos preços nesta época do ano, mas nas últimas três safras existiam o risco da safra dos EUA em virtude do plantio ter tido problemasou o clima não estar dos melhores, porém nesta safra em termos de oferta não tem nada no curto prazo que esteja atrapalhando a produção americana.

A umidade do solodos gringos está ideal em praticamente todos os estados, exceto para Minessota que está muito úmido. A previsão por agora é de temperaturas amenas durante o verão (não será um verão muito quente). Precipitação ainda pode variar bastante, mas ano de El Nino geralmente é regular.

A área de plantio anunciada USDA tem gerado muitas duvidas, e muitos especialistas inclusive brasileiros como é o caso do Liones Severo que critica a área anunciada, como sempre o USDA apresentando números altistas, mas analistas americanos acreditam ser difícil o USDA modificar o dado.

Para a safra futura sul-americana, mesmo que estados como MT, GO, MS, BA etc não aumentemmuito a área de plantio, anos de El Nino são extremamente favoráveis para RS e Argentina. Só no RS ano de El Nino aumenta a produtividade deles em média em 20%.

Como podemos ver está difícil achar um cenário de diminuição de área no Brasil, o MT apresenta um incremento de quase 4%, ou seja, mais de 300 mil hectares, diminuição de área só tivemosem 2004 e 2006 quando os produtores estavam endividados e sem liquidez, que não é caso de agora.

O que pode (e deve) continuar estimulando preços é a demanda. China cada vez mais reduz plantio de soja em detrimento ao plantio de milho. Demanda lá continuará aquecendo o mercado no curto prazo, seguimos na dependência da demanda chinesa que vem ditando o ritmo do mercado nos últimos anos, mas a expectativa de safra cheia nos remete a preços mais baixos.

Com custos safra após safra batendo recorde onde o IMEA apresenta um custo total para MT de R$ 2.400,00 com o preço apresentado no momento para a safra 2014/15 precisamos de no mínimo 54 sacas/há para pagar estes custos. Os preços do mercado futuro quando existem não são atrativos afinal esse é um momento muito delicado de oscilação de preços... é quando desce ou sobe muito.

Este é um momento como o após o jogo da seleção brasileira contra a Alemanha, onde fica difícil se comentar, mas temos jogo agrícola ainda pela frente vamos ficar atentos, afinal demanda existe, agora o produtor brasileiro precisaé buscar rezar e produzir bem.


*Glauber Silveira é presidente da Câmara Setorial da Soja, Diretor da Aprosoja, Senar-MT, Abag e produtor rural em Campos de Júlio - MT.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet