Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

Como a assinatura digital está transformando as empresas

Tic tac. O tempo não para. Os negócios não esperam. Os investimentos em um ano de crise devem ser cautelosos e, acima de tudo, inteligentes. Neste cenário, as empresas têm a favor as facilidades da tecnologia, como a assinatura digital.
 
Mas o que é assinatura digital? Ela é gerada a partir do uso de um Certificado Digital, documento de identificação no meio eletrônico. Trata-se do resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicadas a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento/transação não foi alterado e que foi assinado pela pessoa que possui a chave privada correspondente ao Certificado Digital. Portanto, ela garante a autenticidade e pode substituir, com presunção jurídica assegurada pela legislação brasileira, a assinatura manuscrita.
 
No dia a dia das empresas isso significa que processos podem ser migrados para o eletrônico com total segurança, como o de assinatura de contratos e da autorização de transações, reduzindo custos com mão de obra e suprimentos e melhorando a eficiência operacional. Eu explico os motivos: qualquer documento pode ser assinado digitalmente, sem caneta e papel; o envio eletrônico concede celeridade e elimina o deslocamento, assim como a necessidade do armazenamento físico. Os documentos ficam guardados com segurança, na nuvem, em um servidor, sem ocupar espaço. Sem contar a mobilidade: um executivo pode formalizar um negócio ou autorizar uma transação enquanto aguarda um táxi, diretamente do celular. Com poucos cliques e total conveniência.
 
Muitas empresas já estão adotando esse novo modo de assinar e autorizar transações. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) modernizou o sistema de assinaturas dos Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs) por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu um portal onde esses e outros documentos podem ser assinados digitalmente via o Certificado Digital ICP-Brasil.
 
Em seis meses, foram assinados aproximadamente cinco mil contratos, que envolveram 141 empresas. O uso do Certificado Digital e do portal gerou uma economia de 35% devido à redução do uso de papel, deslocamentos e autenticações. A eficiência operacional melhorou também: antes, a formalização de um contrato demorava, em média, quatro dias e, agora, apenas um.
 
Esse exemplo demonstra como a tecnologia pode ajudar as empresas a transformarem suas rotinas. A assinatura digital é segura e, comprovadamente, proporciona inúmeros benefícios às empresas de todos os portes. A implementação é simples e pode ser feita em sistemas novos ou legados, ou ainda a empresa pode usar um portal de assinaturas, sem ter que desenvolver nenhum programa ou plataforma.
 
*Maria Teresa Aarão é diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.

 
Sitevip Internet