Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Artigos

O Brasil voltará à crescer. MT liderará. Você está preparado? – Parte I

Esta é uma série de 10 artigos sobre o momento Macro Econômico do país, analisando as diversas indústrias.

O momento de maior exposição à riscos de uma empresa é quando seu tamanho é considerado médio e começa um ciclo de crescimento. Ela precisa, de alguma forma, se financiar. Seus negócios crescem à uma velocidade maior que sua geração de caixa. Com a recessão sem precedentes que vivemos nos últimos anos, Investidores, Fundos de Investimentos, Private Equities, Hedge Funds saíram do mercado ou atuaram de maneira tímida. A Bovespa via quedas e mais quedas, dólar em alta, papéis de empresas sólidas caíram, sem falar das empresas que tiveram exposição na Operação Lava jato, com sua imagem prejudicada, assim como a cotação de seus papéis. O mercado de capitais tem memória curta, o que facilitou a volta de grande parte destas empresas à bolsa. O dólar, que deu uma disparada, está retroagindo aos poucos. Lado bom para quem precisa importar insumos e equipamentos, não tão bom à que tem contratos fixados em dólares, como exportadores de grãos.
 
O clima é de otimismoVivemos dias em que o consciente coletivo fala mais alto. O mercado de capitais e investimentos, que estava  praticamente fechado há tempos. Nas eleições do primeiro turno, onde já se vislumbrava a vitória de Jair Bolsonaro, o país começou a se movimentar novamente. Fusões e Aquisições estão com força máxima, e uma das indústrias onde está mais evidente é no Agronegócio. Revendas e distribuidoras de químicos para lavoura, com mais de 50 anos de vida, sendo vendidas para empresas chinesas, japonesas, para garantirem sua originação de grãos (tópico que será abordado nesta série de 10 artigos sobre a conjuntura econômica atual). O Brasil está barato. É barato hoje companhias e fundos estrangeiros comprarem empresas brasileiras. Hoje há captação de dinheiro no exterior à taxas altamente atrativas. Jair Bolsonaro tem que deixar Paulo Guedes trabalhar e consertar os vazamentos mais urgentes. Você leitor, independente de sua corrente política e ideológica, espero que enxergue que a equipe montada é  EXTRAORDINÁRIA. COMPETENTE, COMPROMETIDA COM O PAÍS. Se os filhos do Presidente Bolsonaro pararem de arranhar sua imagem e o Presidente passar 300 dos 365 dias viajando o mundo para vender o Brasil que cria, o Brasil que faz, o Brasil que é uma potência, e deixar sua equipe trabalhar, terá sido o melhor presidente deste país amado.
 
Educação Executiva Continuada.Você sabe o que é M&A, Hedge, Hedge Funds, Angel Investor, Startups, Aceleradoras, Roadshow, F&I, Investiment Funds, Funding, Leverage? São várias palavras e sopas de letrinhas bonitinhas, que farão parte de seu café da manhã, almoço, jantar. Com a economia fluindo novamente estes termos farão parte de seu vocabulário, e mais, em inglês.

Não por menos chamo a atenção para Educação Executiva Continuada. Isso quer dizer que se você quer ser alguém, ou continuar à ser alguém, estudará o resto da vida. Ficará antenado. O investimento em sua formação pessoal é algo que ninguém tira de você. Se lidera uma equipe, então, aí sim é que precisa de ferramentas para avaliar primeiro o seu desempenho e então o da equipe. Liderança em Alta Performance fundamentada na Neurociência. Não só lhe dá uma condução motivadora  e eficaz de sua equipe quanto também o ajuda à se auto motivar e entender a cabeça do time.

É um investimento ínfimo para empresas que sabem o que querem ser quando crescerem, que almejam voos mais altos, para deixarem de ser médias e saírem da exposição ao risco de necessidade de capital. É também uma grande oportunidade e benefício para profissionais liberais, não só com a auto motivação como também como se portar perante seus clientes.
 
*Carlos Elias Junior tem MBA pelo OneMBA – Global Executive Program, cursou o programa EPGC em Stanford e OPM em Harvard.
Apaixonado por EDUCAÇÃO, Neurociência, Comportamento Organizacional, inovação, formação de equipes. Especialista em aplicar choque de gestão em empresas em dificuldade e aplicar seu conhecimento e experiência em empresas em crescimento. Acredita em Liderança Servil, Governança Corporativa, Liderança em Alta Performance, Meritocracia.
Empreendedor serial, Mentor e Treinador e Palestrante.
Contato: jreliasbr@gmail.com
Sitevip Internet