Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

O produtor rural carrega o piano

O Brasil é conhecido dentro e fora pela força do agro, a atividade passa pela mesa dos lares aos incontáveis benefícios na economia. Diante do atual cenário fica evidente que o produtor rural tem o objetivo de levar o Brasil para frente.

Com o PIB caindo, desemprego aumentando e atividade comercial ruim os produtores têm que manter o país economicamente viável, funcionando, ao mesmo tempo que luta para que disputas políticas não o inviabilizem.

As pautas do agro precisam de toda atenção que o tema requer, colocar o agronegócio como vilão é ir contra o DNA do Brasil, a atividade que mantém nossa visibilidade comercial.

No protagonismo e ao mesmo tempo nos bastidores, atos que envolvam o agro são sentidos por todos, do campo à logística que passa pelas estradas.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni recentemente destacou que não podemos esquecer que passamos uma crise muito grave do ponto de vista da empregabilidade, das dificuldades do mundo da economia.

Essa possibilidade de que o Poder Executivo, Legislativo, através da representação da Câmara e do Senado, e do Poder Judiciário possam dialogar a favor do Brasil é algo extremamente importante.Com investimento em infraestrutura o país deixará a estagnação.

Fato é que a atividade vital para o desenvolvimento nacional precisa ser vista e avaliada com tamanha atenção e preocupação.

O mercado para o agro brasileiro está diariamente em expansão, acabou de fechar acordo de exportação de produtos orgânicos com o Chile, café com o território asiático, bem como carne em especial para o Vietnã. Uma fronteira que não vê limites e que tem no campo, no produtor rural, o responsável por atender crescente demanda.

Quem carrega o piano precisa ser valorizado. A força que vem do agro precisa de total apoio para que continue gerando emprego, renda e fomentando nossa economia.  
 

Pérsio Oliveira Landim é advogado, especialista em Direito Agrário, especialista em Gestão do Agronegócio, presidente da 4ª Subseção da OAB – Diamantino (MT).
Sitevip Internet