Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

FIAGRO- impulsiona o mercado imobiliário


O projeto de criação dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) foi aprovado recentemente em plenário do Senado, o relator do projeto é o Senador de Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD-MT).

O Fiagro vai fomentar o setor agropecuário e mercadológico uma vez que permite a captação de dinheiro no mercado de capitais. A expectativa é que o Fiagro consiga captar no mercado estrangeiro até R$ 1 bilhão ao final do seu primeiro semestre de funcionamento, para dispor a juros mais atrativos ao mercado Brasileiro.

A proposta incluiu por último a modalidade de aquisições de imóveis rurais entre as aplicações abertas pelo Fiagro.

Na visão do sistema Cofeci-Creci que responde pela mega classe de corretores de imóveis que ultrapassam a marca de 400 mil inscritos no País, a criação dos fundos incentiva o mercado imobiliário e abrem caminho para a entrada de recursos para a compra de imóveis rurais.

Como diretor jurídico do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT) avalio de maneira positiva e benéfica a proposta do Senador, pois permite que investidores nacionais e estrangeiros direcionem recursos ao setor através de aplicações em ativos financeiros atrelados ao agronegócio ou da aquisição de imóveis rurais.

Na minha visão o ponto alto da proposta é a captação de recursos sem necessidade de depender exclusivamente de financiamentos com recursos públicos ou bancários que são extremante burocráticos.

Com ele será possível que pessoas e empresas invistam em imóveis rurais, empresas rurais não classificadas em bolsas de valores, participação em sociedades que explorem atividades integrantes da cadeia produtiva agroindustrial e outras aplicações que hoje são indisponíveis aos investidores.

Alerto ainda que além de aquecimento a classe dos corretores, o Fiagro irá impulsionar toda uma cadeia de profissionais , como advogados , engenheiros e despachantes documentais .

Em conversa com o presidente do CRECI-MT, Benedito Odário, ele manifestou favorável a criação do Fiagro, pois aumentará os investimentos e consequentemente aumentará as negociações imobiliárias.

Na nossa visão é um grande incentivo e vem de encontro com a classe de corretores de imóveis que apoiou o atual senador como representante expressivo dos corretores de imóveis no Congresso Nacional, uma vez que, firmamos o compromisso durante uma live promovida através do CRECI com o senador para apresentação de propostas se eleito fosse.

A ideia da criação do Fiagro honra com o compromisso firmado com a classe de corretores de imóveis para ajudar no fomento e fortalecimento da profissão no Brasil, e especificamente em Mato Grosso, com o apoio nas pautas legislativas que tramitam no Congresso Nacional e que beneficiam o setor imobiliário.


Alex Vieira Passos , advogado , Gestor Imobiliário, pós graduado na área de direito e negócios imobiliários
Sitevip Internet