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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Estradeiro

Produtores percorrem estradas para mapear e inspeciona-las

Foto: Assessoria/Aprosoja

Produtores percorrem estradas para mapear e inspeciona-las
A Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) lidera a comitiva do Estradeiro e percorreu cerca de 510 quilômetros da BR 158 na região leste de Mato Grosso entre a cidade de Primavera do Leste e Canarana nesta segunda-feira (03), cerca 370 quilometro desse trecho não possui pavimentação. Esse foi o destino final do primeiro dia da equipe.

Essa expedição logística do Estradeiro busca inspecionar e mapear as condições de transporte da produção agropecuária mato-grossense, principalmente nas vias da região Leste do Estado que é considerada a nova fronteira agrícola do Mato Grosso. Vinte pessoas participaram do estradeiro BR 158.

As pessoas que compõem a equipe do Estradeiro são o presidente da Aprosoja Carlos Fávaro, diretores da entidade, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Confederação Nacional Agricultura (CNA) e de outras entidades.

As cidades que a equipe visitou nesta segunda-feira (03), foi a cidade de Primavera do Leste, Gaúcha do Norte e terminou o percurso em Canarana.

De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logistica, Edeon Vaz, um trecho da MT 130 que liga o município de Primavera do Leste a cidade de Paranatinga, precisa ser recuperado com urgência com lama asfáltica. “O trecho, que é de concreto, está com sérios problemas de trincagem, inclusive com desagregação de materiais. Entendemos que o ideal seria a utilização de CBUQ, sigla para Concreto Betuminoso Usinado a Quente. Com a aplicação não seria perdido o trabalho que já está feito na MT”, concluiu Vaz que ainda diz que o custo será bem maior no tempo das chuvas.

Na MT -020, a pavimentação deve iniciar em abril de 2013 e todo o processo já foi concluído e o recurso para o projeto saíra do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS).

Segundo o secretário de infraestrutura do governo estadual, Tércio Lacerda esse projeto irá beneficiar a escoação da produção agrícola da região leste de Mato Grosso no transporte de grãos, carnes, calcário e outros produtos oriundos da região. “Ao invés de descerem por Barra do Garças, com a MT-020, os produtos poderão sair por Gaúcha do Norte, passando por Paranatinga e Primavera”, explicou Lacerda.

Serão liberados R$ 60 milhões para o a recuperação da MT 0-20 neste ano, R$ 90 milhões para 2013 e R$ 30 milhões para 2014, com um total de R$ 180 milhões de investimento para a pavimentação total da rodovia.

A equipe do Estradeiro segue para outros municípios do Estado, a Aprosoja quer avaliar as novas possibilidades de escoamento de grãos por rodovias do Norte, pela hidrovia do Tocantins e por modal ferroviário até o Porto de São Luiz, no Estado de Maranhão. Por isso a equipe irá visitar também cidades do Pará como Santana do Araguaia e Redenção, e do Tocantins como Colina e Palmas. O destino final do Estradeiro será na cidade de Água Boa, na sexta-feira (07).
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