Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Economia

Cuiabá nos trilhos

Ministra do Planejamento garante viabilidade da chegada da ferrovia em Cuiabá

Foto: Lucas Bólico - OD

Ministra Mirian Belchior

Ministra Mirian Belchior

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior, garantiu, durante visita a Cuiabá, a ‘chegada’ da Ferronorte até a capital. De acordo com ela, foi assinado o contrato para a execução do estudo de viabilidade técnico econômica do projeto do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, que deve demorar um ano para ser concluído.

“Com a produção que nós temos no Estado, não há dúvidas da viabilidade econômica desse projeto”, assegurou a ministra. “Está no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], temos R$ 15 milhões para fazer esses projetos a partir do qual será possível tomar a decisão de fazer a obra chegar até Cuiabá”, completou.

Belchior assegurou que a o trecho da ferrovia até Rondonópolis deve ficar pronto entre o final do ano e o começo de 2013. “Nós já temos 166 km prontos, os últimos 84 km pra chegar a Rondonópolis devem ficar pronto até a virada de 2012 para 2013. Já 60 da infraestrutura desse trecho está pronta e 30% da superestrutura está pronta. Estamos na reta final para chegar em Rondonópolis”, garantiu.

A ministra veio a Cuiabá para realizar um ato de apoio à candidatura de Lúdio Cabral (PT). “Eu dei uma olhada no programa do Lúdio e acho que tem duas coisas que eu queria destacar. A primeira é ter um programa de governo com consistência, compromisso com a população de Cuiabá, um programa de governo que me da condições de executar rapidamente as coisas. Ter um programa de governo tão claro, com prioridades muito bem definidas, acredito que será uma ferramenta para poder muito rapidamente tomar pé da prefeitura e entregar esses resultados para a população”, defendeu.

“A segunda coisa é a sintonia com o governo federal, ir buscar lá em Brasília os recursos, trabalhar de maneira conjunta com o governo federal. Esse menino [Lúdio] está com uma fome de bola, acho que Cuiabá ta precisando dessa energia para junto com o governador Silval dar uma virada”completou.

No trilho eleitoral

O tema ferrovia em Cuiabá chegou a ser usado na eleição pelo candidato a prefeito do PSDB, Guilherme Maluf. O tucano, derrotado no primeiro turno, dizia que por falta de representação política Cuiabá havia sido preterida da rota da ferrovia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet