Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Encontro discute agricultura agroecológica e orgânica em Minas

Começa nesta segunda-feira (30), em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Agroecologia. O evento vai reunir cerca de 200 representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil com o objetivo de trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos no estado e refletir sobre as ações conjuntas e políticas públicas de incentivo à agroecologia.

O Estado conta, atualmente, com 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que é o órgão responsável por garantir a qualidade dos produtos orgânicos em todo o país. “O número é muito pequeno, quando se tem em vista a importância do setor agropecuário na economia do Estado e muito abaixo do ritmo de crescimento da demanda por produtos sem agrotóxicos no Brasil e no mundo”, afirma o Coordenador de Apoio à Agroecologia da Seapa, Eugênio Resende.

Durante o encontro, além da troca de experiências, serão discutidos os desafios do setor para a aumentar a produção no estado. “Outro ponto importante que será discutido é a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 2.547/2011, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. O segmento já conta com uma lei federal (10.831/2003) e uma política nacional que regulamenta a produção. A proposta é ter em Minas uma política específica para a realidade dos produtores mineiros”, explica o Coordenador da Seapa.

O Encontro Mineiro de Agroecologia é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedraf) e a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA).

Números da Produção Orgânica

Mundo- Aproximadamente 1,4 milhão de produtores orgânicos no mundo. Área plantada de 67 milhões de hectares. Movimenta aproximadamente R$ 50 bilhões

Brasil – Maior mercado consumidor da América do Sul. Expectativa de movimentar US$ 2 bilhões em 2013

Minas Gerais – 210 agricultores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet