Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Agricultura de Base Ecológica será tema de Seminário em Colinas

O evento, com início previsto para as 8h30, ocorre no Salão Comunitário da Igreja Evangélica. Na ocasião, serão realizadas palestras, relatos de experiências e trabalhos em grupo que terão a produção agroecológica como tema. Durante o evento também haverá a troca de sementes crioulas e escolha dos representantes que participarão do XIII Seminário Estadual de Agroecologia, evento que ocorre entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em Porto Alegre.

O Seminário é parte de uma série de eventos que estão sendo realizados em todo o Estado, com o objetivo de promover ações regionais para a mobilização das comunidades, dos representantes municipais, da sociedade civil e dos órgãos governamentais e não governamentais envolvidos no processo de transição e consolidação de uma agricultura de base ecológica. A intenção é abrir um espaço de reflexão e intercâmbio de informações, oportunizando a aproximação dos atores envolvidos no Programa Agricultura de Base Ecológica, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e operacionalizado pela Emater/RS-Ascar.

De acordo com o assistente técnico regional em Agricultura de Base Ecológica da Emater/RS-Ascar, Marcos José Schäfer, o seminário debaterá aspectos relacionados à produção, à organização e à comercialização de produtos agroecológicos. Também serão abordadas as dificuldades enfrentadas por este tipo de produção e de que forma pode decorrer o processo de transição. “Hoje, se fala muito em práticas sustentáveis de produção, e a agricultura de base ecológica está diretamente relacionada a este modelo”, enfatiza Schäfer. São aguardadas cerca de 300 pessoas para o encontro.

Programação:
8h30 - Recepção/Inscrições com lanche;
9h - Abertura Oficial;
9h20 - Programa de Agricultura de Base Ecológica – SDR/RS;
10h - Experiência do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) – Grupo de Porto Alegre;
10h30 - Contextualização dos Vales do Taquari e Caí;
11h - Relato de Experiências Agroecológicas:
- Ecocitrus – Produção, organização e comercialização – 15 min;
- Ecomorango – Produção, organização e comercialização – 15 min;
- Grupo de Agricultores Ecologistas da Forqueta – Produção, organização e comercialização – 15 min;
- Experiência de Colinas - Controle biológico de lagartas do milho – 15min;
12h – Almoço;
13h30 – Trabalho em grupos – Seis grupos (Três do Vale Taquari e Três do Vale do Caí). Cada Vale será orientado a discutir os eixos: Produção, organização e comercialização, devendo sugerir encaminhamentos;
15h – Apresentação dos trabalhos de grupo e debates para cada pergunta. Mediador: Derli Paulo Bonine, da Emater/RS-Ascar. Haverá também a presença de um mediador;
16h – Apresentação dos representantes escolhidos em cada grupo para o XIII Seminário Estadual de Agroecologia;
16h30min – Encerramento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet