Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Desempenho do frango na terceira semana de outubro se mantém estável

Na semana que passou, a terceira de outubro, o frango vivo permaneceu com a mesma cotação alcançada em 13 de setembro passado (portanto, há mais de 30 dias), ocasião em que eram esperados novos ajustes do produto.

Nesse espaço de tempo as condições de mercado não apresentaram alterações significativas: a oferta permaneceu restrita, composta apenas por produto específico para o mercado spot, o que significa dizer que não houve disponibilidade de produto oriundo de integrações, isto indicando que também a produção dessas empresas vem sendo restrita. E, tudo combinado, proporcionou um mercado relativamente firme, sem faltas é verdade, mas também sem excedentes.

Então, por que razão os preços pagos ao produtor chegam, hoje, ao quadragésimo dia sem qualquer alteração? A resposta, sem dúvida, está na outra ponta, a do consumo, incapaz de absorver valores maiores que os atuais, mesmo porque a oferta e os preços das demais carnes continuam visivelmente acessíveis.

Sob tais circunstâncias e havendo indícios de que a oferta vem sendo menor que a do ano passado (sem que, mesmo assim, haja qualquer reação de mercado), cumpre ao setor manter a produção restrita, sem expansões – única forma de começar a criar condições que permitam recuperar o que foi perdido até agora.

Sob esse aspecto, aliás, note-se que só agora o frango vivo consegue alcançar o preço médio registrado em 2011 (gráfico abaixo, coluna inferior à direita), enquanto os custos de produção estão de 30% a 40% mais elevados que no ano passado. Quer dizer: ainda falta muito, muitíssimo, para o setor voltar à tona e respirar normalmente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet