Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Angola pretende aumentar produção de ovos em 50% até 2015

O ministro da Economia, Abraão Gourgel, visitou os aviários dos produtores nacionais de ovos e frangos do Kikuxi, no município de Viana, com o objectivo de observar os métodos de produção e identificar os principais constrangimentos, no âmbito da execução do Programa Angola Investe, que define a avicultura como um setor chave.

Abraão Gourgel esteve, sexta-feira, nas estações da Granja Santa Maria, Socopraves e nas fazendas Mato Grosso e Pérola do Kikuxi, onde foi informado dos níveis de produção de ovos comercializados no mercado nacional.

No final da visita, o ministro da Economia revelou, à imprensa, que o Programa Angola Investe vai relançar o setor avícola, com o aumento em 23 por cento da produção nacional, para uma cobertura de 50 por cento até 2015. “Pensamos alcançar uma produção de um milhão de ovos até Abril do próximo ano e vamos conceder aos avicultores linhas de crédito e garantias do Programa Angola Investe”, acentuou.

Abraão Gourgel informou que foram identificados os principais empecilhos dos investidores avícolas na comercialização de produtos no mercado nacional. “Existe um conjunto de medidas institucionais e opções de garantias do Programa Angola Investe que os avicultores podem utilizar para aumentar a produção e atrair investidores para a criação de novos projetos”, disse.

Para fomentar o setor da avicultura, o ministro anunciou que sete avicultores já remeteram os seus projetos aos bancos indicados no Programa Angola Investe, para obterem linhas de crédito.
Informou ainda que foi realizado um encontro com os avicultores do Kwanza-Sul e Huambo para o crescimento das unidades de produção avícola em todo o país. “Pretendemos reforçar a produção de rações, milho e soja e o surgimento de mais incubadoras para garantir a produção avícola”, referiu.

Abraão Gourgel informou que o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural está a criar condições para, a curto prazo, importar milho em grande quantidade, tendo em conta o défice do grão, a estiagem e a falta de água e energia.


O presidente da Associação dos Avicultores, Rui Carlos, lamentou os constrangimentos na produção, comercialização e a concorrência com a produção importada e afirmou que a linha de crédito do Programa Angola Investe garante o aumento da produção avícola. Rui Carlos disse que os investimentos permitem construir fábricas de rações e garantir a formação dos profissionais.

“Comercializamos o ovo a 25 kwanzas nos mercados grossistas e pensamos reduzir o preço com os investimentos que serão feitos no sector”, garantiu. A associação, informou, tem 25 associados em Luanda e, com os novos investimentos, espera crescer em associados e expandir-se por todo o país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet