Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

ESCOAMENTO

Movimento de caminhões com grãos de Mato Grosso no Porto de Paranaguá cresce 64%

Também houve aumento de trens. Em 2012, 4915 vagões chegaram do Mato Grosso carregados com grãos. No ano passado, foram 3349, apontando um crescimento de 46%.

Foto: Assessoria

Ilustração

Ilustração

O número de caminhões carregados com grãos que chegou ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, de janeiro a setembro de 2012, aumentou 18% em relação a 2011. Este ano, já foram 283,2 mil caminhões liberados para a descarga no Corredor de Exportação.

O Paraná ainda é a principal origem dessa carga. No entanto, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) tem registrado aumento no volume de cargas provenientes de outros estados, principalmente Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Em relação aos caminhões originários de Mato Grosso, o aumento foi de mais de 64%. Em 2011, foram 32,4 mil caminhões que carregavam mais de 1,1 milhão de toneladas, principalmente de soja, nos nove primeiros meses. Este ano, no mesmo período, foram liberados para descarga 53,4 mil (com mais de 1,9 milhão de toneladas).

Segundo os dados registrados pelo sistema Carga On-line, em 2011, apenas 606 caminhões - carregados com pouco mais de 20 mil toneladas de grãos - chegaram do Rio Grande do Sul para descarregar – principalmente farelo de soja - no Porto de Paranaguá. Este ano, já foram 1.700 (mais de 57 mil toneladas), quase três vezes a mais.

“Estes números apontam o reflexo aos esforços do Governo do Estado em recuperar cargas para os portos paranaenses. O trabalho sério, com objetivo e, principalmente ouvindo as demandas do setor produtivo, tem aumentado a confiança do exportador que, aos poucos, volta a escoar seus produtos por Paranaguá”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Vagões – Do total de grãos recebidos no pátio de triagem do Porto de Paranaguá, a carga proveniente em trens representa 22% do total. Até setembro, foram 2,8 milhões de toneladas de grãos que chegaram em vagões, volume ligeiramente superior ao registrado no mesmo período de 2011 (2,7 milhões de toneladas).

Analisando os dados pela origem dos produtos, Mato Grosso e São Paulo foram os estados que registraram maior alta. Em 2012, 4915 vagões chegaram do Mato Grosso carregados com grãos. No ano passado, foram 3349, apontando um crescimento de 46%. São Paulo enviou a Paranaguá 2899 vagões carregados com grãos, número quase dez vezes superior ao registrado em 2011, quando o Pátio de Triagem recebeu 325 vagões provenientes de São Paulo.

Os grãos que chegam para descarregar no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá têm origem nos principais celeiros do país: Paraná, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.  *Com informações da assessoria do Porto de Paranaguá

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet