Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Plenária do ICAC

Comitê internacional prevê produção mundial de algodão 6% menor na próxima safra

Com a redução, a produção deve atingir 26 milhões de toneladas e o consumo industrial deverá aumentar 3%, chegando a 23 milhões de ton. O consumo de algodão deve ficar abaixo da produção em 2012/13, causando um aumento nos estoques.

22 Out 2012 - 12:43

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

A produção mundial de algodão deverá sofrer uma queda de aproximadamente 6% na safra 2012/2013, segundo apontam as conclusões da 71ª Reunião Plenária do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC na sigla em inglês), realizada neste mês de outubro, na Suíça.

Com a redução, a produção deve atingir 26 milhões de toneladas e o consumo industrial deverá aumentar 3%, chegando a 23 milhões de ton. O consumo de algodão deve ficar abaixo da produção em 2012/13, causando um aumento nos estoques.

O comércio internacional de algodão deverá cair para 8 milhões de toneladas nessa temporada. Os preços atuais para o algodão, combinados ao aumento dos preços das culturas de alimentos, provavelmente provoquem mais uma redução na área mundial de algodão em 2013/14.

Durante cinco dias de outubro, cerca de 400 pessoas - incluindo representantes de 46 governos e 14 organizações internacionais - discutiram questões relativas ao comércio, ao cumprimento de contratos, à concorrência de outras fibras e à pesquisa e os desafios da cadeia algodoeira.

O Brasil esteve representado no evento pelo presidente da Abrapa, Sérgio De Marco, e pelo gestor de sustentabilidade da entidade, Denilson Galbero; pelo produtor João Luiz Ribas Pessa, membro do Conselho Consultivo da AMPA e delegado da Abrapa; pelo diretor executivo da AMPA, Décio Tocantins; por Sávio Pereira e José Maria dos Anjos, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e por Andrew Macdonald, da Amcon Consulting, chairman de um dos grupos do ICAC.

Medidas

O Comitê do ICAC endossou os resultados do painel de discussão sobre as estatísticas de algodão e enfatizou a necessidade de os países proverem estimativas precisas sobre a produção e o consumo de algodão.

“É importante conciliar essas estimativas nacionais em um balanço de oferta e procura de algodão, de forma a ajudar as tomadas de decisões tanto para o setor público como para o privado. Independência, confiabilidade, transparência, e pontualidade são fatores essenciais para a elaboração de estatísticas nacionais de algodão”, afirma o Comitê em sua declaração.

A organização reconhece ainda a necessidade da regulamentação do levantamento das estatísticas nacionais de algodão e sua publicação periódica, e a participação do setor privado foi considerada essencial para o sucesso na concepção e desenvolvimento dessas normas.

O Comitê incumbiu sua Secretaria de renovar esforços na previsão de preços e organizar fóruns em Washington, DC, onde funciona a sede do ICAC, e em outros locais para estudar os preços do algodão e discutir as respostas governamentais adequadas para os desafios de curto prazo que o mercado de algodão enfrenta. Com informações da AMPA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet